domingo, 19 de junho de 2016

RETRÔ: RAY HARRYHAUSEN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nascido em Los Angeles no dia 29 de julho de 1920, Ray Harryhausen foi um importante técnico de efeitos especiais em Hollywood, especialista na técnica do stop motion, a qual filma ou fotografa um objeto ou figura quadro a quadro, dando movimento, geralmente usado com modelos de massinha de modelar. Faleceu no dia 07 de  maio de 2013, aos 92 anos, em Londres.
 Após assistir ao filme King Kong (1933), Ray Harryhausen ficou encantado por efeitos especiais, começou a trabalhar como assistente, pouco tempo depois, já era um produtor de efeitos especiais, dando seu toque especial. 
 Abaixo está um vídeo apresentado sua vasta obra, que começaram a surgiu na década de 30 e foram até 1981, quando realizou os efeitos de Fúria de Titãs, seu último filme antes de se aposentar. Recebeu um Oscar honorário em 1992 pelo conjunto de sua obra. Confiram o vídeo e divirtam-se com os prodígios desse grande mestre dos efeitos especiais:



 Aqui vai uma pequena lista de filmes onde Ray Harryhausen produziu os efeitos especiais, para vocês assistirem. A grande maioria são filmes de fantasia, épicos mitológicos e de ficção científica, onde o gênio criou mundos absolutamente fascinantes e divertidos. Confira a lista:

O Monstro do Mar Revolto (1955)
A 20 Milhões de Milhas da Terra (1957)
Sinbad e a Princesa (1958)
Jasão e os Argonautas (1963)
Um Milhão de Anos Antes de Cristo (1966)
A Nova Viagem de Sinbad (1974)
Sinbad e o Olho do Tigre (1977)
Fúria de Titãs (1981)

 O legado deixado por Ray Harryhausen é grandioso, além de encantar várias gerações com seus efeitos especiais, influenciam cineastas como Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson e George Lucas,   esse chegou a afirmar que "sem Harryhausen, não existiria Star Wars". Com toda certeza, o trabalho de Ray Harryhausen ficará eternizado no coração dos cinéfilos, especialmente fãs de filmes com efeitos especiais.

Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário