quarta-feira, 8 de junho de 2016

LIVRO- O TEMPO E O VENTO- ÉRICO VERÍSSIMO




Olá caros leitores tudo bem com vocês?

 O escritor gaúcho Érico Veríssimo (1905-1975) é um dos escritores mais populares da literatura brasileira de todos os tempos. Entre suas obras mais conhecidas estão Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, Incidente em Antares, Caminhos Cruzados e principalmente, a trilogia O Tempo e o Vento, sua grande obra-prima a qual o imortalizou, e foi traduzida para diversas línguas em todo o mundo.
 Publicados entre os anos 40 e 60, os livros que compõem a trilogia O Tempo e o Vento conta a História do Rio Grande do Sul, desde o século XVIII até o fim do Estado Novo em 1945, através do olhar das famílias Terra e Cambará, que vivem uma saga cheia de amor, ódio, traições, aventura, conflitos sangrentos e acontecimentos históricos, ambientado na cidade fictícia de Santa Fé.
 A primeira parte da trilogia, O Continente, foi publicada em 1949, conta a formação do atual estado do Rio Grande do Sul, desde o século XVIII até o fim do século XIX, tendo pano de fundo acontecimentos históricos como o massacre dos indígenas nas Missões, Revolução Farroupilha, Guerra Conta Rosas, Guerra do Paraguai e Revolução Federalista, onde surgiram personagens poderosos como Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bibiana, Capitão Rodrigo e Licurgo, que representam a força das tradições do povo gaúcho e sua cultura. Sem dúvida, O Continente é a parte da trilogia mais lida e conhecida, devido inspirar minisséries e filmes.
 Lançado em 1951, a segunda parte da trilogia, O Retrato é ambientado no início do século XX, continua contando a saga da família Terra Cambará, onde surge dois personagens emblemáticos: coronel Licurgo (pai), homem do campo e ligado as tradições, de outro, Doutor Rodrigo (filho), homem da cidade e com gosto requintado, gerando embate entre os dois. Ao contrário do tom épico e romanesco de O Continente, a segunda parte da trilogia tem tons mais politizados e filosóficos, e os personagens são meros espectadores dos acontecimentos históricos da época, não interagem, somente servem para mais motivos de discussões para os protagonistas.
 Última parte da trilogia, O Arquipélago foi lançado em 1962, conta a trajetória de Doutor Rodrigo durante o período do Estado Novo (1937-1945), é eleito deputado federal, vai morar no Rio de Janeiro, participando diretamente, juntamente com sua família no sul, dos acontecimentos históricos e da transformações de costumes, trazidas pelo cinema americano, surgindo outros personagens como Sílvia e Floriano, que nada mais é um alter-ego do próprio Érico Veríssimo.
 Mesmo sendo uma livro bastante extenso, ler O Tempo e o Vento é viajar pela História do Rio Grande do Sul, conhecer personagens fascinantes e uma cultura que resistiu os conflitos e as mudanças de comportamento, continuando tão viva e forte entre o povo gaúcho, a qual Érico Veríssimo ajudou a imortalizar nessa obra-prima da literatura brasileira.

Um grande abraço a todos, boa leitura, até a próxima   




Nenhum comentário:

Postar um comentário