domingo, 31 de julho de 2016

PROGRAMA CORREIO CULTURAL: JULHO




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quase  um mês depois da apresentação do último, na última sexta (29/07/2016) foi ao ar na rádio 87. 9 FM Cidade Sul de Santa Rosa do Sul mais uma edição do Correio Cultural, programa apresentado por mim,  sendo o sétima da temporada 2016. Confira o programa sem cortes no link abaixo, sendo metade só áudio e o outro com vídeo, anunciando a novidade, nos próximos programas será tudo filmado:




Nessa edição do programa, prosseguindo com a grande novidade que está agitando o programa: divulgação de artistas locais, no intuito de mostrar o trabalho deles no rádio, nesse programa falamos da icônica banda Luc John e tocamos a música CaminhosDessa vez, o programa foi de temáticas mistas, dando enfoque a cultura local, sendo os seguintes temas foram:

Filme: Kung Fury 
Serie Stranger Things 
Livro: A Ilha do Tesouro- Robert Louis Stevenson
Música: É Preciso Saber Viver- Titãs
Poema: Acredite em Você - Andrio Cardoso Pereira
Biblioteca Professora Isaura Freitas Emerim (Santa Rosa do Sul)
Convites Culturais:
Arraialfest (Sombrio)
Circo Torres (Santa Rosa do Sul)
Filme Anita (Santa Rosa do Sul)

Para finalizar,  seja quem ouviu ao vivo ou pela internet, quero agradecer de coração a todos, meu programa é feito com muito carinho e dedicação. Como todos sabem, não sou profissional, estou me esforçando ao máximo nesse projeto, vejo que está dando ótimos frutos e que a cultura tem vez no mundo do rádio, em maio teremos mais uma edição do programa, quem quiser sugerir algum tema cultural, pode me chamar inbox pelo Facebook, acessar a página https://www.facebook.com/correioculturalandrio/, comentando nessa postagem daqui do blog ou  pelo mail andriocardosopereira@hotmail.com e correiocultural@outlook.com que irei anotar com todo carinho. Sobre a divulgação das bandas e artistas locais no programa, todo programa  terá uma ou duas bandas homenageadas, mande a música, nome dos componentes e um pequeno histórico da banda através dos contatos citados acima. Apoiadores culturais, basta entrar em contato comigo, no momento preciso de patrocínios para manter esse projeto no ar.



Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima! 

sábado, 30 de julho de 2016

SRS ESPECIAL: CIRCO ESPETACULAR TORRES



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Surgido na época da Roma Antiga, por volta de 2.000 anos atrás, o circo inicialmente servia de distração para a população mais pobre, que iam aos coliseus, que eram chamados Grandes Circos, assistir sangrentas lutas entre gladiadores, corridas de biga e pessoas sendo devoradas por feras, principalmente cristãos, além de receberem comida, ficando assim de longe de revoltas contra o Império Romano, sendo chamado essa prática de pão e circo. 
 Com o passar dos séculos, o circo deixou de ser sinônimo de violência e sacrifícios humanos, passou a incorporar elementos artísticos, teatrais, culturais e esportivos, tornando-se um meio de entretenimento bastante, modificando conforme a passagem do tempo, agregando as mudanças de comportamento e culturais que cada época passou, ainda sendo bastante popular, principalmente entre o público infantil.
 Como em todo munícipio do interior brasileiro, Santa Rosa do Sul sempre foi lugar de parada obrigatória de muitos circos que passaram pela nossa região, que encantaram todos aqueles que frequentaram, sendo frequente muitas estórias engraçadas, emocionantes e sempre lembradas com muito entusiasmo pelos moradores.
  Eu sempre fui apaixonado pro circos desde muito novo quando morava em Gravataí, fui em muitos circos, também fui em praticamente todos os circos que passaram em Santa Rosa do Sul desde 1997, e sempre quando aparece um, vou prestigiar, dar meu apoio cultural, afinal circo faz parte da vida de muita gente, traz aquela nostalgia maravilhosa da infância e diversão, tenho muitas estórias relacionados a circos, gosto muito desse tema.
 Estreou na última sexta ( 29/07) em Santa Rosa do Sul, o Circo Espetacular Torres, um dos grupos circenses mais conhecidos do sul brasileiro, montando sua belíssima arte circense novamente com sua trupe de talentosos artistas, sempre fazendo muito sucesso e alegrando o povo. Estive assistindo ao espetáculo de estreia, vou dar agora minha humilde opinião do que vi e porque merece a população sul santarosense ir prestigiar esse circo durante a sua estadia em nosso município.  
 Trazendo um espetáculo emocionante e divertido, o Circo Torres apresenta um show com quase duas horas de duração, sendo divido em duas partes, havendo um pequeno intervalo entre uma e outra: a primeira, onde é apresentado maravilhosos números circenses, com apresentações de ilusionismo, acrobacias, pirafogias (técnicas com fogo) e divertidos palhaço, unindo música e performances de tirar o fôlego, sendo dedicada totalmente as antigas artes circenses; a segunda parte o grande destaque foi o Globo da Morte, onde motociclistas desafiam o perigo em manobras arriscadas, tendo destaque a presença de uma mulher participando da apresentação, sendo ovacionados pelo público.
  Resumidamente, o espetáculo do Torres se apega no saudosismo da época de ouro dos circos, mantendo as antigas tradições circenses, podendo se sentir uma paixão dos artistas por essa arte durante o espetáculo, mas também se agrega de novas formas de entretenimento, como os shows musicais com personagens de filmes infantis e desenhos animados, além é claro, sem deixar de ser espontâneo e criativo, difícil não sair maravilhado depois de um espetáculo tão emocionante e divertido e querer voltar a assistir.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, ate´a próxima!   

sexta-feira, 29 de julho de 2016

RETRÔ: TURMA DA MÔNICA


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Vocês conhecem os personagens da figura acima? Eles são sem dúvida os personagens mais famosas dos gibis nacionais, marcando a infância de várias gerações de brasileiros, ganhando versões em vários idiomas, entrando em outras mídias e continuando presente nos dias de hoje seja em gibis ou em tirinhas de jornal, estou falando logicamente da Turma da Mônica.
 Criado em 1959 pelo cartunista Maurício de Souza, a Turma da Mônica narra as aventuras de um grupo de crianças que vivem no fictício Bairro do Limoeiro, liderada por Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, interagindo com muitos outros personagens que surgiram no decorrer do tempo, os quais geraram outras séries de gibis, tudo com muito humor e lições de vida, características mantidas até hoje nos gibis atuais, as quais tornaram essa turminha em um verdadeiro clássico dos gibis brasileiros.
 Com bastante qualidade gráfica e estórias envolventes, inspirado na vida do próprio Maurício de Souza, a Turma da Mônica traz a torna temas ligadas ao universo infantil, os dilemas da infância, conscientizar sobre os problemas do Brasil e do mundo, além de exaltar temáticas ligadas ao folclore e a cultura brasileira, tornando os gibis bastante próximos da realidade das crianças brasileiras, além de ser considerado material paradidático em bibliotecas e escolas em todo o país e também os personagens serem usados em cartilhas do Ministério da educação em determinadas ocasiões.      
Como em todos personagens de sucesso, a Turma da Mônica não foge a regra, existem uma quantidade de produtos e derivados como desenhos animados, camisetas, materiais escolares, álbuns musicais, filmes, peças de teatro, materiais escolares, guloseimas, games, brinquedos e uma nova série de gibis intitulada Mônica Jovem, a qual mostra os personagens da turma na fase da adolescência, vivendo os típicos dilemas da juventude, porém mantendo aquele estilo clássico de Maurício de Souza, conquistando o público que cresceu lendo as divertidas aventuras da Mônica e seus amigos, um clássico absoluto e indiscutível dos gibis nacionais.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima! 


quinta-feira, 28 de julho de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: 500.000 VISUALIZAÇÕES DO BLOG DO PROFESSOR ANDRIO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Essa semana está sendo muito especial, tanto para mim como para aquelas pessoas que visualizam as postagens diariamente, o Blog do Professor Andrio alcançou a marca de 500.000 visualizações, algo que me surpreendeu, estamos em 2016 completando quatro anos de existência, a qual começou no dia 19 de maio de 2012, quando aconteceu a primeira postagem, apesar de no começo ter postagens de forma esporádica, a partir do dia 01 de janeiro 2014, o blog passou a postar diariamente, sem se importar com fins de semana ou feriados, mantendo esse ritmo até agora. Até o momento, foram publicadas 1192 postagens, rendendo algumas oportunidades de publicações de jornais, entrevistas em rádios, convites para fazer palestras e para cobrir eventos culturais, enfim, o blog é um grande sucesso, principalmente na região sul de Santa Catrina, lugar onde vivo.
 Comecei esse blog pensando apenas com intenção de entretenimento educativo, mas sempre com dedicação e carinho, naquela época eu estava trabalhando na biblioteca da Escola do João dos Santos Areão. Passando o tempo, fiquei desempregado, comecei a usar o blog como um anti-stress e um alternativa para fazer algo útil, enquanto passava essa fase desagradável, me dedicando ao máximo, indo muito além do passatempo, uma forma de manifestar o conhecimento que adquiri ao passar dos anos, que acabou se tornando em algo mais sério e concreto, sendo reconhecido por todos como ativista e repórter cultural, apesar de eu não ter faculdade em jornalismo.
 Como já foi dito acima, a intenção desse blog sempre foi levar cultura, conhecimento e diversão a todas as pessoas de forma gratuita, simples, respeitando a inteligência de todos, sem apelações ou pseudointelectualismo, além de divulgar a cultura da região sul catarinense, principalmente de Santa Rosa do Sul, fazendo cobertura de eventos culturais, além de publicar poemas, resenhas de músicas, games livros e filmes de todas épocas e partes do mundo, homenagens a brinquedos, desenhos, games, guloseimas, séries do passado e outras coisas do passado, artigos sobre História e cultura, resumindo, usufruindo da melhor forma dos recursos que um blog dispõem, sem se apegar a design, mas se preocupar com conteúdo de qualidade, sendo isso o segredo do sucesso nesses três anos.
 Logicamente a maior preocupação é conquistar cada vez um público maior e abrangente, o sonho desse blog com toda certeza, sem falso moralismo é  que ele renda remuneração para mim, até o momento ele não tem patrocinadores, mantenho o blog sozinho, empresas ou pessoas que quiserem apoiar financeiramente esse humilde blog, entrem em contato comigo pelo e-mail andriocardosopereira@hotmail.com , será um grande prazer em ter parceiros que apoiam a cultura, com toda certeza é um investimento que vale a pena, que faz bem ao coração e a alma.      
Para encerrar essa postagem bastante especial, quero agradecer a todos pelo apoio, pelo carinho, sugestões e por me acompanharem durante todo esse tempo,  se ele está em atividade por tanto, os responsáveis por isso SÃO VOCÊS, eu só produzo e coloco conteúdos no ar, o sucesso quem faz são os leitores,continuarei com mesmo empenho e dedicação de sempre, MUITO OBRIGADO, QUE DEUS ABENÇOE CADA UM DE VOCÊS, continuem acompanhar as atividades do blog durante o restante esse ano e nos próximos que irão vir, vem muita coisa legal pela frente, AGUARDEM.


PARABÉNS BLOG, PARABÉNS PARA TODOS!

GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

CINE HISTÓRIA: AGONIA E GLÓRIA (1980)


Título OriginalThe Big Red One 
Duração: 162 min. (versão estendida)/ 113 min. (versão normal)
Ano: 1980
Diretor: Samuel Fuller   
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Italiano/ Alemão/ Português
Gênero: Guerra/ Ação/ Aventura/ Drama Histórico
Temática: Segunda Guerra Mundial 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Durante a Segunda Guerra Mundial, quatro recrutas da Primeira Divisão de Infantaria combatem contra franceses colaboracionistas na Argélia e desativam um campo de concentração na Tchecoslováquia, comandados por um sargento veterano da Primeira Guerra (Lee Marvin). Em meio aos conflitos, o pelotão se envolve em diversos incidentes cotidianos, todos devidamente registrados por Zab (Robert Carradine), que planeja escrever um romance.

COMENTÁRIO

 Grande filme dirigido por Samuel Fuller, Agonia e Glória é um clássico dos filmes de guerra feitos na década de 1980, trazendo uma perspectiva diferente de filmes da mesma temática, com uma fotografia fantástica, trama que oscila pela ação incessante, momentos de bastante comicidade, dramas bem humanos, por reflexões realistas do que é um conflito e atuações impecáveis do elenco, que tem o veterano Lee Marvin e jovens estrelas como Robert Carradine e principalmente Mark Hamill (eterno Luke Skywalker na saga Star Wars), os quais dão um show de interpretação em seus respectivos papeis.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme retrata a trajetória de um batalhão durante o conflito, mostrando missões no Norte da África, na Itália, na França durante o Dia D, na Bélgica e finalizando na libertação de um campo de concentração na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), onde descobrem que a guerra acabou, sob o ponto de vista de Zab (Robert Carradine), demonstrando toda a visão da guerra e daquilo que vivenciaram.
Tendo um enredo onde prioriza retratar a guerra de forma realista sem exagerar na violência, personagens totalmente humanizados e com senso de humor carismático, o filme é um grande apelo pacifista, evita caminhar pelo caminho do discurso demagógico, ajudado pelo fato de Lee Marvin e Samuel Fuller terem sido combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, uma obra prima do cinema, que merece ser assistido.



Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!              

terça-feira, 26 de julho de 2016

LIVRO- A TEMPESTADE- WILLIAN SHAKESPEARE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Um dos maiores dramaturgos da História da literatura universal, Willian Shakespeare (1564-1616) dispensa qualquer apresentação, suas peças são encenadas até os dias de hoje, tendo diversas adaptações em livros, televisão, cinema e no teatro, como Otelo, Macbeth, Romeu & Julieta, Hamlet, Rei Lear, Sonho de uma Noite de Verão e tantas outras, consideradas clássicos e de leitura obrigatória nas universidades de todo o mundo.
Escrita e encenada entre 1610 e 1611, A Tempestade é considerada por muitos estudiosos como a última peça escrita por Shakespeare, é uma divertida dramatização que une elementos fantásticos, aventura, estória de vingança, comédia e romance, além de cenários completamente diferentes das peças shakespearianas, não atraiu muita atenção na época, somente com a Restauração Inglesa (1660), que A Tempestade foi finalmente reconhecida e ganhando a popularidade que tem hoje, sendo adaptado de várias formas para o teatro, televisão, gibis, obras de arte e cinema.
  A trama conta a estória de um nobre e sua filha, que vivem exilados em uma ilha, devido a um ato de traição de seu irmão sedento por poder, acaba sofrendo um terrível naufrágio, o qual mata toda a tripulação, só restando Prospero e Miranda (personagens centrais), vivendo uma vida bastante tranquila com um ser fantasmagórico chamado Ariel e um homem disforme chamado Caliban, onde aprendem a lidar com magia, sendo que um dia, aparece na ilha, Antônio irmão malvado de Prospero, iniciando um plano bem divertido de vingança, o qual terá revelará que o amor e a bondade vencerá o ódio e o poder.
 Ambientado na época do Renascimento, A Tempestade retrata algo muito comum das peças shakespearianas, as intrigas palacianos dos reinos e principados da Europa nos séculos XV, XVI e XVII (época renascentista), devido a questões políticas ou religiosas, porém invés do ambiente da corte com toda sua suntuosidade e pompa, o cenário da peça é uma simples ilha a qual não é identificada na peça, o tom trágico aqui é trocado por uma divertida comédia com tons dramáticos bem leves, além de trazer seres fantásticos assim como fez em Sonho de uma Noite de Verão (apesar das duas peças abordarem temas e cenários distintos), tornando essa peça diferenciada e original, um clássico da dramaturgia universal.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!
   

segunda-feira, 25 de julho de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: HALL OF MIRRORS- KRAFTWERK



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Grupo alemão surgido na década de 70, o Kraftwerk é um dos pioneiros da música eletrônica, inovando sempre na questão de instrumentos musicais, efeitos sonoros e da variada mistura de gêneros musicais, sempre suas letras tem como foco temas relacionados a vida urbana e tecnologia, tendo um clima retrô-futurista, ou seja, tem elementos futuristas e do passado ao mesmo tempo. Seus shows são verdadeiros espetáculos audiovisuais, onde levam ao espetacular a uma viagem dentro das temáticas retratadas pela banda.
Lançada em 1977, Hall of Mirrors faz parte do mítico álbum Trans-Europe Express, é uma canção com uma sonoridade bastante sombria e misteriosa, que fala sobre a dualidade do ser humano: a fantasia e a realidade, usando a metáfora da sala de espelhos, onde hora reflete uma imagem idealizada, outra a mais pura realidade, sendo um misto de horror e beleza, trazendo a tona o reflexo da próprio comportamento humano, tornando muito filosófica essa canção. Ouçam abaixo um vídeo com a letra traduzida, prestem atenção nas legendas:





Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!



domingo, 24 de julho de 2016

POEMA: A FORÇA DO AMOR



Acredito no amor,
É a força mais poderosa que existe,
Somente faz o bem as pessoas,
Estando no coração de cada um de nós.

Ele derruba sistemas opressivos,
Apaga o ódio entre as pessoas,
Faz enxugar as lágrimas de quem sofre,
Ilumina tudo de alegria onde existe trevas.

Ele diz a humanidade que devemos nos unir,
Respeitando as diferenças existentes,
Causa grandiosas transformações.

Viva o poder do amor,
Devemos somente acreditar nele,
É a única forma de mudar a História humana.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!

sábado, 23 de julho de 2016

RETRÔ: CADILLACS AND DINOSSAURS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece a cena da figura acima? Ela faz parte de um dos games feitos para fliperama (Arcade) mais populares da década de 1990, fazendo um tremendo sucesso em todo o mundo, mesmo não havendo uma franquia, marcou uma geração inteira que relembra com bastante nostalgia as horas que passaram jogando esse jogo, estou falando logicamente de Cadillacs and Dinossaurs, conhecido no Brasil como Cadillacs e Dinossauros. 
 Lançado em 1993 pela empresa de jogos eletrônicos japonesa Capcom, Cadillacs and Dinossaurs foi baseado na série de gibis Xenozoic Tales criado pelo cartunista estadunidense Mark Schultz, o game narras as aventuras de um grupo de jovens heróis, que após a humanidade passar 600 anos vivendo nos subterrâneos da Terra após uma catástrofe nuclear de proporções gigantescas, no intuito de salvar a humanidade e os dinossauros (haviam voltado a habitar a Terra e eram extremamente pacíficos) de uma gangue de criminosos e cientistas loucos,  que querem dominar o planeta deixando os dinossauros mais violentos e criando híbridos de dinossauros e humanos.
 Ambientado num futuro distópico bem distante, o jogo mistura elementos de filmes como Mad Max e Parque dos Dinossauros (grande sucesso do cinema na época, dando início a Dinomania), além de ter elementos de desenhos animados, gibis (tendo onomatopeias e balões de conversa), além de elementos básicos dos jogos de briga de rua como Final Fight (apesar de ter temas diferentes um do outro), ou seja enfrenta uma horda de bandidos e finaliza cada fase com um chefão altamente poderoso, algo comum em todos os games gênero naquela época.
 Mesmo seguindo a risca os elementos dos jogos de briga de rua (hordas e chefe final), Cadillacs and Dinossaurs  saiu da temática de máfia, trazendo uma temática mais futurista e ligada a ficção científica, onde seres humanos e dinossauros vivem no mesmo espaço, algo bastante fantástico, fez um sucesso logicamente por ter a temática dos dinossauros, mas também pela ação incessante e realista, movimentos rápidos, golpes especiais, enorme quantidade de armas e gráficos dignos de um desenho animado, unindo com uma trama cheia de surpresas e aventura, apesar de ter uma versão para os consoles domésticos (algo comum na época) e ter ficado somente nos fliperamas, graças aos emuladores (programas que rodam jogos clássicos dos consoles antigos e de máquinas de fliperama), Cadillacs and Dinossaurs não ficou no esquecimento e continua alegrando os fãs de games retrô, um verdadeiro clássico na História dos games.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: VIAGEM PELA HISTÓRIA DO BRASIL (VÍDEO)



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Esse pequeno vídeo feito pela ANDRIOFILMES alguns anos atrás, é uma viagem audiovisual pelo acontecimentos mais importantes da História do Brasil, usando de fotos, pinturas e músicas, tornando uma introdução interessante sobre temas nacionais, confiram:





Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA até a próxima.


quinta-feira, 21 de julho de 2016

LIVRO: A PIOR BANDA DO MUNDO- JÉFERSON ASSUMÇÃO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Escritor gaúcho bastante conhecido na literatura infanto-juvenil brasileira, Jéferson Assumção tem inúmeros trabalhados publicados, desde artigos científicos, críticas literárias, filosofia, contos, romances adultos, livros infantis e especialmente, livros para adolescentes, sempre trabalhando com temas próximos ao universo jovem, atraindo a atenção da garotada pelo estilo bem humorado de sua escrita.
 Publicado originalmente em 1997, A Pior Banda do Mundo é uma das obras mais conhecidas de Jéferson Assumção, estando disponível tantos nas bibliotecas escolares como públicas graças a coleção Papo Dez da editora DCL (Difusão Cultural do Livro), conhecida por trabalhar temas relacionados ao universo adolescentes com uma linguagem bem engraçada, simples e  cheio de estórias bem próximas ao universo jovem.
 Escrito em formato de uma novela curta, A Pior Banda do Mundo retrata a saga de quatro jovens apaixonados por Rock, decidem montar uma banda, espalhando para toda a escola que são músicos profissionais, que estão perto de fazer sucesso, que tem amigos famosos, chegando a ponto de serem convidados para tocar na festa de aniversário da escola onde estudam, porém a realidade é bem outra: eles não sabem tocar absolutamente nada e todo aquele falatório que fizeram não passava de um monte de mentiras, desesperados, decidem correr contra o tempo para tentar evitar um inevitável fiasco de proporções épicas aconteça.
 Ambientado em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul (provavelmente na terra natal do autor, Santa Maria) na década de 1990, o livro esbanja um humor caótico e uma chuva de referências ao universo do Rock, MPB e da música clássica, da primeira a última página, dando a entender desde o começo que vai acontecer no final, retratando a paixão dos jovens pela música, apresentando dois tipos bem distintos de músicos: Os Intocáveis, banda dos protagonistas do livro, a qual não se preocupa em ensaiar ou estudar música, só pensa em fama, mulheres, gravar discos, além de inventar coisas que não existem e se gabar de talentos que não tem; e Marcos, um jovem quieto e tímido, totalmente focado em seus estudos musicais, longe dos holofotes, é um músico virtuoso e talentoso, preparado para a carreira musical. Em resumo, o livro é uma crítica bem humorado a artistas sem humildade, canastrões, que tentam passar ideologias que não passam de estórias para boi dormir, e sem talento, mas exalta aqueles músicos que estudam ao máximo, que tem talento de sobra, além de terem postura humildade e não adere a pseudo filosofias, por incrível que pareça, essa realidade é presente nos dias de hoje, tornando esse livro bastante divertido e interessante mesmo tendo quase vinte anos de seu lançamento.

Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima! 

quarta-feira, 20 de julho de 2016

CINE HISTÓRIA: FOGO NO CÉU (1993)


Título OriginalFire In The Sky
Duração: 109 min.
Ano: 1993
Diretor: Robert Lieberman  
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/ Português
Gênero: Ficção Científica/Suspense/Terror/ Drama Investigativo  e Psicológico
Temática: Década de 1970/ Relatos e Lendas sobre Discos Voadores e Seres Extraterrestres 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Snowflake, Arizona, 5 de novembro de 1975. Travis Walton (D.B. Sweeney) é um lenhador que, diante de alguns amigos, é atingido por uma luz misteriosa e some por vários dias. Há uma forte suspeita dele ter sido morto e ninguém crê na versão que possa ter sido sequestrado por alienígenas. Ao reaparecer Travis não se lembra onde esteve, mas aos poucos as lembranças da sua experiência vêm à tona.

COMENTÁRIO

 Grande clássico do cinema na década de 1990, Fogo no Céu é um filme de baixo orçamento que surpreendeu bastante em sua época de lançamento, seja por seus incríveis e realistas efeitos especiais, por sua trama misteriosa e apavorante, além de ter sido recebido com bastante entusiasmo pelo público e crítica, foi exaustivamente exibido no Cinema em Casa e Tela de Sucessos da emissora SBT, principalmente na final dos anos 1990, devido ao casos dos Chupa-Cabras e do ET de Varginha, que ganharam grande destaque na mídia e reacenderam as temáticas relacionadas a fenômenos ufológicos e extraterrestres no Brasil.
 Ambientado na década de 1970, esse filme retrata o misterioso caso de Travis Walton, jovem lenhador que sumiu misteriosamente na frente de seus amigos, retornando dias depois totalmente alterado, relatando que foi sequestrado por seres alienígenas, além de ter sofrido terríveis experiências nas mãos desses seres estranhos, porém as autoridades e familiares acabam não acreditando nessa estória, iniciando uma intensa investigação no intuito de descobrir o que aconteceu com esse jovem.
 Apesar do filme não mostrar o desfecho da investigação, focando mais na abdução, nas experiências vividas por Travis e no seu retorno para a casa, Fogo No Céu é um filme impressionante e assustador, cheio de sustos repentinos (jumpscares), de intenso  suspense psicológico e de um drama que tenta descobrir a realidade. Vale salientar que todos os nomes citados são REAIS, a trama do filme é baseado em um caso supostamente REAL  de abdução extraterrestre, sendo um dos casos mais estudados e conhecido por especialistas em fenômenos ufológicos e de aparições alienígenas, além de haver controvérsias, algumas pessoas acreditam de fato em que tudo aconteceu, outras acham que foi tudo mentira e outras ainda acham que são lendas, coisa que no filme é bem retratado, apesar do enredo não revelar se foi real ou não, coisa que deixa o filme interessante e deixa para o espectador tirar sua própria conclusão. 



GRANDE ABRAÇO, BOM FILME, ATÉ A PRÓXIMA!

terça-feira, 19 de julho de 2016

POEMA: A CULTURA FAZ PARTE DE VOCÊ


Sempre seja criativo,
Use toda sua capacidade intelectual,
Deixe seu espírito artístico falar mais alto,
A cultura faz parte de você,
Basta fazer ela se manifestar,
Coisas incríveis você pode fazer,
Basta simplesmente você acreditar e mãos a oba.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: REPÚBLICA DOS BANANAS- TITÃS




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Banda paulista de Rock surgida em 1982, os Titãs marcou a música brasileira fazendo um som dançante ao mesmo tempo politizado, irônico e romântico, misturando pop, punk, new wave e ritmos bem nacionais, estando bastante ativa e sempre lançando hits radiofônico, sendo uma das grandes bandas que ajudaram a popularizar o Rock no Brasil durante os anos 80.
 Lançada em 2014, República das Bananas faz parte do aclamado álbum Nheengatu, o qual a banda volta a fazer músicas politizadas e pesadas, trazendo a tona as malezas que afligem o Brasil de forma crua. A letra é uma crítica forte a hipocrisia da atual sociedade brasileira, seja no quesito político, social ou cultural, onde as pessoas vivem uma vida de aparências, com discursos cheios de falsidades, mas tem vidas carregadas de violência, pornografia, preconceitos, diversões vazias e desigualdades sociais. Confiram abaixo o vídeo com essa música, prestem atenção na letra:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

domingo, 17 de julho de 2016

SRS ESPECIAL: FESTA JULINA, ESCOLA CÔNEGO JOÃO REITZ (VILA SÃO CRISTÓVÃO)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 No Brasil, o mês de junho é tradicionalmente conhecido por causa das tradicionais festas juninas, que fazem alusão as santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e especialmente  a São João, sendo realizadas em diversos lugares do país, em alguns lugares pode se estende até julho e alguns casos até agosto, dependendo de região para região.
 Em Santa Rosa do Sul, não é diferente, as festas juninas são muito populares a bastante tempo, realizadas pelas escolas, instituições, igrejas, nas famílias e em algumas ocasiões, pela prefeitura municipal, sempre atraindo um grande publico, indo muitas vezes até os meses de julho e agosto, dependendo da tradição de cada um que realiza.
 Agora foi a vez festa da escola Cônego João Reitz, ter sua festa junina, que aconteceu no dia 16 de julho no salão comunitário de Vilão São Cristóvão, reunindo professores, funcionários, direção, alunos, pais e toda comunidade sul santarosense numa tarde agradável e bastante divertida, bem típica desse tipo de festividade.
 Como toda bom festa junina, o arraial do João dos Santos foi recheado de atrações, como apresentações de música, dança, brincadeiras típicas, comidas típicas, tudo organizado pelos alunos e professores da escola, atraindo um ótimo público, unindo  a comunidade com a escola, em momentos de grande confraternização e alegria. Teve a participação mais do que especial do Grupo Rosas do Sul, fazendo uma emocionante apresentação do Boi de Mamão, novamente emocionante o público.
Para finalizar essa postagem especial, gostaria de agradecer o convite da diretoria da escola, estava muito bacana, a escola e todas as outras podem contar com esse humilde blog, pois onde tem cultura, o Blog do Professor Andrio está presente, além de fazer jus ao cargo de conselheiro municipal de cultura de Santa Rosa do Sul.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!  

sábado, 16 de julho de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (VÍDEO)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


Filmada durante a apresentação de um artigo científico escrito por mim em 2009, na disciplina de história do Brasil Império, o vídeo aula fala sobre a Proclamação da Independência do Brasil, focando na imagem criada em torno do dia 07 de setembro de 1822 e como se consolidou com a passagem do tempo, especialmente quando foi proclamado a República no Brasil, época a qual buscava encontrar heróis nacionais, nascendo o sentimento patriótico brasileiro, confiram:



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

RETRÔ: FAVOS DE MEL (HONEY HONEY)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Você conhece os personagens da figura acima? Eles pertencem a uma das animações japonesas mais fofas e divertidas da década de1980, fazendo bastante sucesso graças sua trama cativante que mistura aventura, romance e muita comédia, estou falando logicamente do anime Favos de Mel, também conhecido como Honey Honey.
Lançado no Japão em 1980, Favos de Mel é baseado em um mangá (gibi japonês) criado pelo cartunista japonês Hideko Mizuno em 1966, contando a jornada de uma jovem órfã ao redor do mundo junto de sua gatinha Lili, fugindo de uma charmoso ladrão chamado Fênix e dos pretendentes da Princesa Flora, todos atrás de um anel, o qual está dentro da barriga de Lili, que o engoliu após comer um peixe onde a princesa colocou a joia dentro, num excesso de vaidade e raiva, alegando que quem conseguisse pegar o anel, seria seu esposo, começando uma divertida aventura bem no estilo A Volta ao Mundo em 80 Dias de Julio Verne.
 Ambientado na Europa antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Favos de Mel retrata de forma leve e muito bem humorada a questão imperialista bem típico daquela época, havendo personagens que representam de forma caricata esse pensamento: a Princesa Flora da Áustria, representando a arrogância e a decadência de um império prestes a ser derrubado; o índio Gerônimo (alusão a um personagem histórico imortalizado nos filmes de faroeste) representando o início do imperialismo dos Estados Unidos no mundo; Capitão Gestapo (alusão a polícia secreta nazista) representando a potência militar da Alemanha; o Rei Picareta representando outro reino decadente da época, a Bélgica; Paulo Petro, milionário empresário do petróleo representando o Oriente Médio; e Fênix, um ladrão de origem desconhecida, provavelmente europeu, típico aventureiro, intrépido e pronto para ação. Já a protagonista do anime, representa uma jovem sonhadora, atrapalhada, romântica e principalmente de bom coração.
 Fazendo bastante sucesso no Japão na época de seu lançamento,  Favos de Mel foi exibido no Brasil entre 1987 a 1989  pela emissora SBT, marcando época, sempre lembrado pelo humor e pelas inesquecíveis músicas de abertura e encerramento, as quais foram mantidas no original em japonês, que emocionam  e encantam, confiram abaixo um vídeo com essas canções desse anime maravilhoso:


Mesmo sendo exibido sete anos antes de Cavaleiros do Zodíaco e outras animações japonesas terem sido exibidas anteriormente na TV brasileira, como Speed Racer, Fantomas, Transformers tantos outros, que passaram por aqui em diferentes épocas, Favos de Mel foi o primeiro anime agradar crianças e adultos, prenunciando o que viria a partir de 1994, quando iniciou uma verdadeira febre por animações japonesas no Brasil, sendo que a emissora que abraçou os animes (antes de 1994 animação japonesa ou de qualquer outra nacionalidade era conhecida simplesmente por desenho animado), foi a Rede Manchete, posteriormente a Rede Globo, Band, Record e o SBT também começaram a exibir animes, a ponto de cada emissora querer exibir mais e mais animes, tentando conseguir audiência maior do que as outras.
 Podendo ser considerado o anime que preparou o terreno para o que aconteceria na TV brasileira anos depois, Favos de Mel é um desenho maravilhoso e divertido, onde a alegria e a ingenuidade são marcas registradas, bem que o SBT ou qualquer outra emissora, poderia exibir esse anime, para que as crianças conhecessem essa divertida aventura e os nostálgicos matassem a saudade dessa linda animação, um clássico que merece ser visto por todos os fãs de anime.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!
       

quinta-feira, 14 de julho de 2016

SRS ESPECIAL: MARAVILHAS GASTRONÔMICAS DE SANTA ROSA DO SUL (POEMA)




Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Dentre todos os aspectos culturais presentes no município de Santa Rosa do Sul, sem dúvida a que mais chama atenção é a gastronomia. Feitos na sua grande maioria pela população que mora no interior do município, os principais pratos típicos são de origem dos dois principais produtos de nossa economia: o polvilho e a banana, inclusive tendo uma festa cultural que faz referência direta a essas maravilhas gastronômicas, a Polvilhana.
 Eu como um grande fã da gastronomia de Santa Rosa do Sul, escrevi um pequeno poema homenageando as maravilhas gastronômicas que são feitas em nosso município. Em outras oportunidade, pretendo falar mais detalhadamente sobre cada prato típico, inclusive com receitas e outras curiosidades bem bacanas. confiram abaixo o poema:

MARAVILHAS GASTRONÔMICAS DE SANTA ROSA DO SUL
Venha, a mesa logo estará servida,
Tem rosca quentinha saindo do forno,
Prove um pedaço de um delicioso bolo de banana,
Pegue um bolinho de queijo,
Tem broa, beiju, voadeiras, cuscuz,
Rosquinha de polvilho, bolo de limão,
Pode chegar, a casa é simples, sinta-se bem acolhido,
Tem aquele delicioso cheiro de saudade,
Não existe coisa melhor do que
Saborear pratos típicos de Santa Rosa do Sul.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Um grande abraço, até a próxima.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: MOTHER- JOHN LENNON



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

John Lennon (1940-1980) dispensa apresentações,  um dos integrantes mais badalados dos Beatles, nasceu na Inglaterra em plena Segunda Guerra Mundial, além de exímio músico e compositor, foi escritor e ativista, percorreu o mundo em campanhas pacifistas junto com sua esposa Yoko Ono e outros nomes da contracultura mundial.
 Diferente das canções feitas nos Beatles, em sua carreira solo, devido seu ativismo político, John Lennon escrevia e cantava letras de cunho social, sempre falando sobre paz, alegria e amor, criticando as guerras e injustiças, criando hits inesquecíveis, sempre o mantendo no topo nas paradas de sucesso em todas as partes do mundo.
 Lançada em 1970, Mother faz parte do álbum de estreia de Lennon em sua carreira solo, John Lennon/Plastic Ono Band, a letra dessa canção fala sobre sua complicada relação com seus pais, tendo um tom melancólico e mórbido, sendo um desabafo sofrido de Lennon, que no final da música grita desesperadamente e chora, dando ainda mais um ar de sofrimento e assustador a essa canção, considerada a mais triste já feita pelo ex-beatle. Confiram abaixo um vídeo com legendas dessa canção, prestem atenção na letra:

  
Grande abraço, até a próxima! 

terça-feira, 12 de julho de 2016

CNE HISTÓRIA: O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE (1967)





FICHA TÉCNICA

Título Original L'armata Brancaleone
Duração: 120 min.
Ano: 1967
Diretor: Mario Monicelli
País: Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano e Português
Gênero: Comédia/ Aventura/Drama
Temática: Feudalismo/ Idade Média

SINOPSE (Fonte: Cineplayers)

 Brancaleone de Norcia é um cavaleiro errante que é contratado como líder de um pequeno e diversificado grupo que roubaram um pergaminho que lhes dava a posse do reino de Aurocastro. Mas a viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada.

COMENTÁRIO


Hilariante clássico do cinema italiano da década de 60, dirigida pelo mestre Mário Monicelli, retrata o período medieval de forma satírica, especialmente os costumes da cavalaria daquela época, fortemente inspirado no clássico da literatura Dom Quixote de La mancha, escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes e satiriza até certo ponto, os grandes épicos medievais feitos pelo cinema de Hollywood.
  Brancaleone é um anti-herói muito atrapalhado que acredita ser um cavaleiro, mas na verdade não passa de uma pessoa ingênua de bom coração, e de uma origem humilde, tal como o grupo o qual o segue, que ele chama de soldados. A interpretação do comediante Vittorio Gassman é um show a parte no filme, que torna o filme muito divertido, sem deixar de ser profundo e comovente.
 O grupo de maltrapilhos que segue Brancaleone é também muito divertido, bem diversificado, apresentando um pouco do caldeirão cultural que a Europa vivia durante a Idade Média, tendo ladrões, bárbaros, um idoso judeu, uma criança, um bizantino (interpretado pelo mítico ator italiano Gian Maria Volonté), aldeões, uma linda mulher, um monge que só fala em ir para a Terra Santa para lutar nas Cruzadas com seu grupo de penitentes e doentes, todos enfrentando aventuras bizarras, aonde encontram a famosa trilogia medieval: peste, fome e guerra.
   Além de dois atores consagrados do cinema italiano como Vittorio Gassman e Gian Maria Volonté, o elenco tem a presença ilustre do cavalo Aquilante (seria uma paródia do famoso cavalo Rocinante de Dom Quixote), o qual Brancaleone monta e distribui pancada, por ser malandro e desobediente. Em todas as cenas mais hilariantes, o equino está presente dando o ar da graça, sendo o personagem mais impagável da trama.
  Mesmo sendo uma comédia satírica do estilo pastelão, recheada de bizarrices quase surreais, o filme consegue apresentar uma Idade Média sem suntuosidade, mas pobre, recheada de injustiças, de doenças, guerras, fanatismos cegos e de efervescência cultural através de uma aventura engraçada e feita de uma maneira bem didática, perfeita para exibir em sala de aula.
  O Incrível Exército de Brancaleone foi um tremendo sucesso tanto na Itália como na Europa, que em 1970 ganhou uma continuação chamada Brancaleone nas Cruzadas, o qual retrata o período das Cruzadas na Terra Santa, sendo um pouco mais complexo do que o primeiro, parodiando filmes como O Sétimo Selo (1957) do diretor sueco Ingmar Bergman, claro recheada de aventuras hilariantes.
 A grande mensagem que desse filme é de que podemos aprender muito com nossas amizades, que os erros podem ser reparados, e também de que a História pode ser aprendida da maneira mais divertida o possível, essa é a proposta dessa comédia clássica e atemporal.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O FILME

Um grande abraço, até a próxima.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

LIVRO: JARDIM DE VERSOS- ROBERT LOUIS STEVENSON



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande escritor de romances de terror e aventura, Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um fervoroso ativista político, jornalista e também aventureiro, sendo autores de obras de grande sucesso mundial como A Ilha do Tesouro, O Médico & o Monstro, As Aventuras de David Balfour e O Raptado, todos considerados clássicos da literatura universal.
Publicado em 1885, Jardim de Versos é uma obra desconhecida e rara de Stevenson, difere das demais obras do autor, sendo uma seleção de poemas dedicados as crianças, todos eles falando de imaginação, de aventuras, da visão infantil em relação a vida ou aos fenômenos da natureza, a relação familiar e da sensibilidade que elas tem, sendo poemas belíssimos, cheios de vida e alegria, mostrando um Stevenson poético, versátil e emotivo, tornando-o um dos autores mais aclamados da literatura universal.

Grande abraço, BOA SEMANA,  BOA LEITURA! 


domingo, 10 de julho de 2016

POEMA: O AMOR SEMPRE VENCE


O amor sempre vence,
Por mais que tenha um coração de pedra,
Ou tenha vontade de ter uma vida solitária,
Por mais que não acredite nele,
Sempre ele vai bater a porta,
Ele é a força maior do universo,
É como um grande vendaval,
Muda tudo completamente,
Não importa o quanto o tempo demorar ou esteja longe os corações,
Se tiver ligação um com o outro,
O amor dá um jeito de unir,
Devemos estar sempre preparado,
Pois a qualquer instante, o amor chegará em nossas vidas,
Isso é uma certeza que devemos acreditar.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA A TODOS, ATÉ A PRÓXIMA!



sábado, 9 de julho de 2016

RETRÔ: DIA MUNDIAL DO ROCK


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Comemorado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock faz alusão ao mega concerto Live Aid, que aconteceu em 1985, reunindo em dois palcos, um nos Estados Unidos e outro na Inglaterra, grandes astros do rock e do pop mundial, como U2, Elton John, Madonna, Queen, Bryan Adams e muitos outros.
  Criado por Bob Geldof e Midge Ure, o Live Aid foi um evento ambiciosamente televisionado realizado com intenção de arrecadar fundos para ajudar a Etiópia, país do continente africano que vivia numa aterradora epidemia de fome naquela época (continua até hoje). Como era de se esperar, foi um tremendo sucesso, sendo o maior show já realizado na História da música, influenciado outros concertos beneficentes posteriormente.
   Para os fãs de Rock espalhados mundo a fora, o dia 13 de julho é uma data super especial, shows, especiais em diversos clubes, programação com filmes e concertos na televisão (canais fechados, especialmente), promoções de CD's e DVD's em lojas especializadas, agradando os rockeiros de todas as idades.
   Particularmente, sem desprezar os outros gêneros musicais, o Rock'n'Roll é o meu ritmo de música favorito, considero minha trilha sonora desde a adolescência, não me importo muito com rótulos, se é antigo ou novo, sendo rock feito com qualidade tá valendo.
  Quero aproveitar aqui para mandar um abraço ao pessoal do Barba Rala, O Pensativa, Pletstop, Clube Havana, Anônimos da Silva, Eletro Rover, Velhos Batutas e todas as outras bandas, que levam a energia positiva do Rock a toda galera de Santa Rosa do Sul, Sombrio e região, parabéns e viva ao Rock'n'Roll.

FELIZ DIA MUNDIAL DO ROCK A TODOS

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

SUL DO BRASIL ESPECIAL: EXPOSIÇÃO 50 ANOS DA POLÍCIA MILITAR NO VALE DO ARARANGUÁ


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
 Apesar de ter surgido no final do século XIX no estado de Santa Catarina, a Polícia Militar surgiu no Vale do Araranguá somente em 1966, desempenhando um trabalho  grandioso no combate a criminalidade, na defesa da natureza, realizando projetos sociais, culturais e educativos com crianças e adolescentes, além de ajudar em resgates de vida junto com o Corpo de Bombeiros e SAMU, participando de momentos históricos em nossa região nos últimos 50 anos.
 Para celebrar o cinquentenário da corporação, a PM realizou na última semana (27/06 a 03/07) uma exposição no Center Shopping em Araranguá, trazendo um pouco dessa História através de objetos, armas antigas, veículos novos e antigos como um fusca, fotografias, vídeos e uniformes usadas pela Polícia Militar, Guarda Ambiental, Tropa de Choque e tendo dois usados pelos policiais do final do século XIX e começo do século XX, fazendo alusão aos mais de 180 anos de surgimento da PM em território catarinense, sendo uma exposição bonita e interessante.
 Quero parabenizar a Polícia Militar pela belíssima exposição e parabenizar pelo cinquentenário em nossa região, que continuem esse trabalho maravilhoso tanto na defesa pelo bem estar de todos e da natureza, com o pela divulgação de sua História,  mostrando sua importância para todos os setores da sociedade sul catarinense.
Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

CINE HISTÓRIA: ESTRADA 47 (2015)



Título Original Estrada 47
Duração: 107 min.
Ano: 2015
Diretor: Vicente Ferraz 
País:  Brasil/ Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Português/ Italiano/ Alemão
Gênero: Épico/ Guerra/ Aventura/ Drama Histórico
Temática: Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial  

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Na época, foram encaminhados mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Quase todos de origem pobre e, em sua maioria, despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender na prática a lutar pela sobrevivência. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) tentam descer a montanha, mas acabam se perdendo um do outros. Quando conseguem se reencontrar, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem da mancada que cometeram, mas muita coisa ainda está por acontecer e a guerra está longe de acabar.


COMENTÁRIO

Grandioso filme do cinema brasileiro, dirigido por Vicente Ferraz, Estrada 47 retrata a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial focalizando na Batalha de de Monte Castelo (Itália), onde um grupo de pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) após sofrer um violento ataque nazista, tentam buscar um caminho seguro, tentando que enfrentar um inimigo experiente e a neve.

Baseado em relatos reais, o filme é grandioso, cheio de ações de ação eletrizante, uma trama emotiva, elenco  impecável e  momentos que oscila do drama ao humor, sendo um dos filmes mais impressionantes do cinema brasileiro nos últimos tempos, arrebatando vários Kikitos no Festival de Gramado de 2015, além de ser sucesso em todos os lugares onde foi lançado, tornando em um novo clássico do cinema tupiniquim. 


Grande abraço, BOA SESSÃO! 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

LIVRO: SAMURAI X – NOBUHIRO WATSUKI


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Série de mangás (gibis japoneses) publicadas a partir de 1994, que retrata a vida de Kenshin Himura, um jovem samurai que usa sua espada para salvar pessoas indefesas de mafiosos e criminosos, sendo que o passado ele foi um assassino chamado Battousai o Retalhador, um homem cruel e sanguinário que abriu caminho para a Era Meiji no Japão, período que começou a partir de 1867 e foi até 1902.
 No Enredo, apresenta o início do processo industrialização do Japão, a vinda de novas tecnologias como armas automáticas e trens a vapor, além da invasão de nações estrangeiras, gerando desigualdades sociais e o surgimento da gangues de mafiosos que espalham o terror e a opressão em todas as cidades japonesas, além de mostrar o fim da era dos samurais, que se tornaram andarilhos e alguns passaram a fazer serviços seja para o bem ou para o mal em busca de dinheiro, diversão ou vingança.
Lembrando a estética dos antigos filmes de samurai (chambaras), a trama de Samurai X traz muito humor, emoção e aventura, além de ambientação histórica bem arrojada, características que fizeram o mangá ser um sucesso tremendo, gerando uma série de desenho animado e uma trilogia cinematográfica, mantendo o mesmo ritmo alucinante, tornando um dos maiores clássicos dos quadrinhos japoneses.


Grande abraço, boa leitura, até a próxima!

terça-feira, 5 de julho de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: ENTRE A SERPENTE E A ESTRELA- ZÉ RAMALHO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Zé Ramalho é um dos cantores mais prestigiados da MPB, começou a sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela sua voz poderosa como pelas suas canções, que misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo com a musicalidade dos ritmos nordestinos, Rock'N'Roll, Blues e Folk Music.
 Lançada em 1992 , Entre a Serpente e a Estrela faz parte do álbum Frevoador e foi tema da novela Pedra Sobre Pedra exibida pela Rede Globo naquele mesmo ano, é uma canção linda com direto a belos solos de violino, a letra faz uma linda homenagem as mulheres, trazendo de forma poética a beleza, o mistério, a paixão, a sensibilidade, a importância e o ser humano maravilhoso que é a mulher.  Confiram abaixo essa música linda, prestem atenção na letra:



Grande abraço, até a próxima!

segunda-feira, 4 de julho de 2016

POEMA: ACREDITE EM VOCÊ



Não desistir dos sonhos,
Por mais difíceis e demorados que sejam de realizar,
Por mais que lágrimas e sofrimento possa passar,
Cada segundo de espera depois valerá a pena,
A alegria será grande e recompensadora,
Marca para sempre no coração,
Portanto, não dê ouvido a vozes maldosas que te dizem não vai dar certo,
Essas vozes tem malícia e inveja, querem te ver destruído,
Faça tudo aquilo que foi planejado,
Acredite no seu potencial,
Sempre tenha foco,
Deu errado, faça novamente,
Tenha em mente que tudo acontece no seu devido tempo,
Nada de apressar ou manipular as etapas,
Seja confiante sempre,
O dia da vitória vai chega,
Pode ter certeza, será o dia mais especial da tua vida,

Acredite sempre em você.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA A TODOS

domingo, 3 de julho de 2016

SRS ESPECIAL: INAUGURAÇÃO DA ESCOLA GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Escola do munícipio que fica localizada na comunidade de Vila Albina, a escola Governador Pedro Ivo Campos leva o nome do governador do estado de Santa Catarina que estava em exercício na época da emancipação de Santa Rosa do Sul em 1988, é bastante tradicional graças ao seu trabalho cultural bastante significativo, estando presente em todos os eventos culturais que acontecem durante o ano.
 Depois de anos de luta para construir uma nova escola e uma quadra de esportes adequada, a qual suprisse toda a demanda daquela comunidade, sonho o qual foi realizado com início das construção desse sonho, sendo concretizado agora no último dia 01 de julho com a inauguração da nova escola e da quadra esportiva, sendo um dia histórico para a comunidade de Vila Albina.
 Tendo a presença de autoridades do munícipio, a inauguração foi marcada com muita emoção, alegria, festa e com muita cultura, havendo exposições de quadros pintados pelos alunos, apresentações de música e dança, podendo sentir a alegria das autoridades municipais, pais, professores, funcionários e dos alunos ao ver que o sonho tornou-se realidade.
 Quero parabenizar a todos, que de forma direta ou indireta, lutaram para a realização do sonho dessa comunidade, tanto a quadra como a escola ficaram aconchegantes, bonitas e de extrema qualidade, com toda certeza muitas gerações de alunos vão usufruir daqueles espaços, educação é algo que merece ser investida em todas as esferas existentes, quando se investe em educação, todos saem ganhando, é uma vitória do povo de Santa Rosa do Sul.


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!  

sábado, 2 de julho de 2016

LIVRO/ CINE HISTÓRIA/ RETRÔ: FRANKENSTEIN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Criado pela escritora inglesa Mary Shelley em 1818, Frankenstein é uma das estórias de terror mais conhecidas de todos os tempos, graças as suas inúmeras adaptações cinematográficas ou simplesmente por referenciado incontáveis vezes em séries televisivas, quadrinhos, games e desenhos animados, além de sua  trama com temas bastante atuais como a ética na medicina, preconceito, a busca pelo conhecimento, a luta entre o bem e o mal, as injustiças, a ingratidão e a amizade verdadeira, tornando um clássico da literatura mundial.
 Muitos associam o nome  Frankenstein ao monstro, mas na verdade o nome do livro se refere a Victor Frankenstein, cientista de origem alemã que vive na Inglaterra, obcecado pelo grande experimento de sua vida: dar a vida a um cadáver, tendo sucesso nessa experiência. Apesar de inicialmente ficar maravilhado, Victor percebe a criatura medonha que havia criado, passa a sentir medo e nojo, descriminando de forma violenta sua criação. Apesar de aparentar sensibilidade e querer apenas carinho das pessoas, o monstro se revolta com seu criador, passando perseguir Victor, iniciando uma luta com desfecho trágico.
 Ambientado na Inglaterra no começo da Era Vitoriana, Frankenstein apresenta uma trama que mistura tragédia grega, ficção científica, aventura e terror, sendo uma obra que influenciou o surgimento de inúmeras outras de terror conhecidas surgidas posteriormente como Drácula, O Médico & o Monstro e Os Assassinatos na Rua Morgue, até hoje servindo de referência para muitos escritores e cineastas.
 Na questão de adaptações cinematográficas, existente inúmeras, sendo que a mais conhecida e mais fiel ao livro foi feita em 1931 dirigida por James Whale, sendo estrelada pelo ator Boris Karloff, é uma das mais divulgadas pela mídia e cultura pop, sendo um filme que deu inicio a Era de Ouro dos filmes de Monstros produzidos pelo estúdio Universal. Para não se alongar demais, clique aqui para conhecer outras versões cinematográficas bem bacanas do livro Frankenstein, todas são fiéis ao enredo original e valem a pena ser conferidas, BOA SESSÃO.
 Além do legado na literatura e no cinema, Frankenstein já foi tema de gibis, foi referenciado em séries de televisão com o Penny Dreadful, em inúmeras séries de animação como Pica Pau, Tom & Jerry e tantas outras, games e na música, tornando o monstro ainda mais famoso, sendo ao mesmo tempo clássico da literatura universal e ícone da cultura pop.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!


sexta-feira, 1 de julho de 2016

PROGRAMA CORREIO CULTURAL: JUNHO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quase  um mês depois da apresentação do último, na última quinta (30/06/2016) foi ao ar na rádio 87. 9 FM Cidade Sul de Santa Rosa do Sul mais uma edição do Correio Cultural, programa apresentado por mim,  sendo o sexto da temporada 2016. Confira o programa sem cortes no link abaixo:




Nessa edição do programa, prosseguindo com a grande novidade que está agitando o programa: divulgação de artistas locais, no intuito de mostrar o trabalho deles no rádio, nesse programa falamos da banda Los Marisqueiros e tocamos a música Meu ReggaeDessa vez, o programa foi voltado a temática da cultura pop, dando bastante enfoque a cultura local, sendo os seguintes temas foram:

Filme: A Estrada 47
Livro: Samurai X de Nobuhiro Watsuki 
Música: Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás
Poema: O Segredo da Verdadeira Felicidade- Andrio Cardoso Pereira
Festas Juninas de Santa rosa do Sul
Inauguração do Novo Calçadão Cultural de Sombrio
Tanuki World Fest em Criciúma
Steampunk
He-Man
Lenda do Morro das Mortes


Para finalizar,  seja quem ouviu ao vivo ou pela internet, quero agradecer de coração a todos, meu programa é feito com muito carinho e dedicação. Como todos sabem, não sou profissional, estou me esforçando ao máximo nesse projeto, vejo que está dando ótimos frutos e que a cultura tem vez no mundo do rádio, em maio teremos mais uma edição do programa, quem quiser sugerir algum tema cultural, pode me chamar inbox pelo Facebook, acessar a página https://www.facebook.com/correioculturalandrio/, comentando nessa postagem daqui do blog ou  pelo mail andriocardosopereira@hotmail.com e correiocultural@outlook.com que irei anotar com todo carinho. Sobre a divulgação das bandas e artistas locais no programa, todo programa  terá uma ou duas bandas homenageadas, mande a música, nome dos componentes e um pequeno histórico da banda através dos contatos citados acima. Apoiadores culturais, basta entrar em contato comigo, no momento preciso de patrocínios para manter esse projeto no ar.



Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!