terça-feira, 12 de julho de 2016

CNE HISTÓRIA: O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE (1967)





FICHA TÉCNICA

Título Original L'armata Brancaleone
Duração: 120 min.
Ano: 1967
Diretor: Mario Monicelli
País: Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano e Português
Gênero: Comédia/ Aventura/Drama
Temática: Feudalismo/ Idade Média

SINOPSE (Fonte: Cineplayers)

 Brancaleone de Norcia é um cavaleiro errante que é contratado como líder de um pequeno e diversificado grupo que roubaram um pergaminho que lhes dava a posse do reino de Aurocastro. Mas a viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada.

COMENTÁRIO


Hilariante clássico do cinema italiano da década de 60, dirigida pelo mestre Mário Monicelli, retrata o período medieval de forma satírica, especialmente os costumes da cavalaria daquela época, fortemente inspirado no clássico da literatura Dom Quixote de La mancha, escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes e satiriza até certo ponto, os grandes épicos medievais feitos pelo cinema de Hollywood.
  Brancaleone é um anti-herói muito atrapalhado que acredita ser um cavaleiro, mas na verdade não passa de uma pessoa ingênua de bom coração, e de uma origem humilde, tal como o grupo o qual o segue, que ele chama de soldados. A interpretação do comediante Vittorio Gassman é um show a parte no filme, que torna o filme muito divertido, sem deixar de ser profundo e comovente.
 O grupo de maltrapilhos que segue Brancaleone é também muito divertido, bem diversificado, apresentando um pouco do caldeirão cultural que a Europa vivia durante a Idade Média, tendo ladrões, bárbaros, um idoso judeu, uma criança, um bizantino (interpretado pelo mítico ator italiano Gian Maria Volonté), aldeões, uma linda mulher, um monge que só fala em ir para a Terra Santa para lutar nas Cruzadas com seu grupo de penitentes e doentes, todos enfrentando aventuras bizarras, aonde encontram a famosa trilogia medieval: peste, fome e guerra.
   Além de dois atores consagrados do cinema italiano como Vittorio Gassman e Gian Maria Volonté, o elenco tem a presença ilustre do cavalo Aquilante (seria uma paródia do famoso cavalo Rocinante de Dom Quixote), o qual Brancaleone monta e distribui pancada, por ser malandro e desobediente. Em todas as cenas mais hilariantes, o equino está presente dando o ar da graça, sendo o personagem mais impagável da trama.
  Mesmo sendo uma comédia satírica do estilo pastelão, recheada de bizarrices quase surreais, o filme consegue apresentar uma Idade Média sem suntuosidade, mas pobre, recheada de injustiças, de doenças, guerras, fanatismos cegos e de efervescência cultural através de uma aventura engraçada e feita de uma maneira bem didática, perfeita para exibir em sala de aula.
  O Incrível Exército de Brancaleone foi um tremendo sucesso tanto na Itália como na Europa, que em 1970 ganhou uma continuação chamada Brancaleone nas Cruzadas, o qual retrata o período das Cruzadas na Terra Santa, sendo um pouco mais complexo do que o primeiro, parodiando filmes como O Sétimo Selo (1957) do diretor sueco Ingmar Bergman, claro recheada de aventuras hilariantes.
 A grande mensagem que desse filme é de que podemos aprender muito com nossas amizades, que os erros podem ser reparados, e também de que a História pode ser aprendida da maneira mais divertida o possível, essa é a proposta dessa comédia clássica e atemporal.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O FILME

Um grande abraço, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário