sábado, 2 de julho de 2016

LIVRO/ CINE HISTÓRIA/ RETRÔ: FRANKENSTEIN


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Criado pela escritora inglesa Mary Shelley em 1818, Frankenstein é uma das estórias de terror mais conhecidas de todos os tempos, graças as suas inúmeras adaptações cinematográficas ou simplesmente por referenciado incontáveis vezes em séries televisivas, quadrinhos, games e desenhos animados, além de sua  trama com temas bastante atuais como a ética na medicina, preconceito, a busca pelo conhecimento, a luta entre o bem e o mal, as injustiças, a ingratidão e a amizade verdadeira, tornando um clássico da literatura mundial.
 Muitos associam o nome  Frankenstein ao monstro, mas na verdade o nome do livro se refere a Victor Frankenstein, cientista de origem alemã que vive na Inglaterra, obcecado pelo grande experimento de sua vida: dar a vida a um cadáver, tendo sucesso nessa experiência. Apesar de inicialmente ficar maravilhado, Victor percebe a criatura medonha que havia criado, passa a sentir medo e nojo, descriminando de forma violenta sua criação. Apesar de aparentar sensibilidade e querer apenas carinho das pessoas, o monstro se revolta com seu criador, passando perseguir Victor, iniciando uma luta com desfecho trágico.
 Ambientado na Inglaterra no começo da Era Vitoriana, Frankenstein apresenta uma trama que mistura tragédia grega, ficção científica, aventura e terror, sendo uma obra que influenciou o surgimento de inúmeras outras de terror conhecidas surgidas posteriormente como Drácula, O Médico & o Monstro e Os Assassinatos na Rua Morgue, até hoje servindo de referência para muitos escritores e cineastas.
 Na questão de adaptações cinematográficas, existente inúmeras, sendo que a mais conhecida e mais fiel ao livro foi feita em 1931 dirigida por James Whale, sendo estrelada pelo ator Boris Karloff, é uma das mais divulgadas pela mídia e cultura pop, sendo um filme que deu inicio a Era de Ouro dos filmes de Monstros produzidos pelo estúdio Universal. Para não se alongar demais, clique aqui para conhecer outras versões cinematográficas bem bacanas do livro Frankenstein, todas são fiéis ao enredo original e valem a pena ser conferidas, BOA SESSÃO.
 Além do legado na literatura e no cinema, Frankenstein já foi tema de gibis, foi referenciado em séries de televisão com o Penny Dreadful, em inúmeras séries de animação como Pica Pau, Tom & Jerry e tantas outras, games e na música, tornando o monstro ainda mais famoso, sendo ao mesmo tempo clássico da literatura universal e ícone da cultura pop.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário