Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
Grande dramaturgo da atualidade, Roberto Athayde ficou conhecida com peças de contexto histórico que retratam acontecimentos históricos importantes do Brasil e Portugal, especialmente na série Casa de Bragança, que retrata toda a saga da Família Real Portuguesa desde a vinda ao Brasil, passando pela independência do Brasil, a Revolução do Porto e muitos acontecimentos importantes para os povos brasileiro no inicio do século XIX.
Publicado pela primeira vez em 1998, D. Miguel Rei de Portugal é a segunda peça da série Casa de Bragança, é ambientado em Portugal entre 1822 a 1828, retratando a trajetória de Dom Miguel, príncipe herdeiro de Portugal, que usurpa o trono de Portugal de D. João VI de forma violenta, impondo seus desejos absolutistas, sem imaginar que seu irmão, Dom Pedro, voltaria a Portugal , gerando uma guerra civil entre irmãos, o qual teria consequências grandiosas no futuro tanto para Portugal como para o Brasil.
Apresentando a face mais despótica e absolutista de Dom Miguel, a obra mostra o efeito catastrófico que a independência do Brasil trouxe a Coroa Portuguesa, as tentativas violentas da rainha Carlota Joaquina de tomar o poder, o esquema de defesa do rei Dom João VI das investidas de sua esposa e filho, os desfechos da Revolução Liberal do Porto e o golpe desferido por Dom Miguel o qual o tornou Rei de Portugal, são temas trabalhados nessa peça de alta complexidade dramática, que merece ser lida e ter mais reconhecimento da população brasileira e portuguesa, são acontecimentos que mudaram a História de duas nações, um clássico moderno.
Grande abraço, BOA LEITURA, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário