sexta-feira, 26 de agosto de 2016

SRS ESPECIAL: FESTIVAL DE FOLCLORE 2015 (RETROSPECTIVA)


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Entre os dias  19 a 21 de agosto de 2015, aconteceu em Santa Rosa do Sul a segunda edição do Festival de Folclore, sendo um grande sucesso de público, vamos agora relembrar um pouco desse evento maravilhoso e no final da postagem, a data do III Festival de Folclore, leiam esse informativo até o fim.
No primeiro dia de evento (19/08), dando inicio a programação do evento a apresentação da peça Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema, do grupo teatral Cirquinho do Revirado (Criciúma), com um espetáculo divertido, bastante colorido e animado, encantado a plateia presente, formada principalmente por alunos das escolas do município, professores e por apaixonados pela cultura, tendo duas apresentações, uma pela manhã e outra no período da tarde.
 Narrada em tom cômico, Colapso no Sistema apresenta como tema principal a questão da boa alimentação, mostrando os problemas que o nosso corpo pode ter com a má alimentação, sendo necessário ter consciência da importante de comer alimentos saudáveis e naturais, sendo essa a mensagem central da peça.    
 Unindo circo e teatro de rua, a peça brinca com os clichês típicos dos romances policiais de Sherlock Holmes e Agatha Christie, usa um humor bastante infantil e leve, além de usar músicas tocadas ao vivo sempre em tom cômico e reflexivo, fazendo o espectador rir e entender facilmente a mensagem. 
 Iniciando as atividades desde as primeiras horas da manhã, o segundo dia do Festival de Folclore (20/08) foi bastante especial, tendo uma programação vasta até a noite, fazendo alegria de todos, principalmente das crianças e de adultos nostálgicos, que participando das atividades culturais previstas.
 Tanto pela manhã como pela tarde, as atividades se concentraram dentro do ginásio de esportes, onde as escolas do município apresentaram peças, danças e musicais relacionados ao folclore, como o Boi de Mamão, Maracatu e o Sítio do Pica-pau Amarelo, todos feitos ao vivo, depois visitaram os stands temáticos, surpreendendo e emocionando todos aqueles que estavam assistindo.
 A noite aconteceu a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades municipais, abertura dos stands na rua, além de muitas atrações culturais, como danças gauchescas, danças folclóricas e encenações relacionadas ao Sítio do Pica-pau Amarelo, sendo momento de bastante alegria e diversão.
 O grande momento da noite foi sem dúvida a presença do cantor Rubens Daniel, ex-participante do programa The Voice Brasil, cantando com as crianças da Fanfarra Municipal, uma participação mais do que especial, que com toda certeza, vai ficar na memória de quem esteve presente.
  Feitos pelas escolas e centros de educação infantil do município, os stands temáticos foram feito para serem locais de vivência, onde os visitantes visualizaram os aspectos culturais e folclóricos do Brasil, do estado de Santa Catarina e principalmente de Santa Rosa do Sul, sendo ao mesmo tempo um modo de manter vivo aquilo que os mais antigos cultuavam e conscientizar a importância disso na vida de cada um, sendo uma verdadeira aula de educação patrimonial.
 Dentro dos stands é possível visualizar manifestações culturais como o Boi de Mamão, uma homenagem ao universo do Sitio do Picapau Amarelo e do escritor Monteiro Lobato, as lendas de bruxas descritas pelo estudioso catarinense Franklin Cascaes, as lendas do folclore brasileiro, as brincadeiras antigas, a culinária, pinturas feitas por estudantes e principalmente, a cultura e a História do município de Santa Rosa do Sul, motivo  principal de existir o Festival de Folclore.
Depois de três dias de muita diversão, cultura e momentos inesquecíveis, chegou ao fim a segunda edição do Festival de Folclore em Santa Rosa do Sul no dia 21/08, sendo um grande sucesso em todos os sentidos, entrando definitivamente para o calendário de eventos culturais do município e também de toda região.
 Sendo um pouco diferente dos outros dias, o público alvo do último dia de evento foi as crianças das séries iniciais, tendo apresentações de danças folclóricas, Boi de Mamão, pequenas peças de teatro e também as divertidas visitações aos stands, onde todos puderam vivenciar as questões culturais e folclóricas do Brasil, do estado de Santa Catarina e de Santa Rosa do Sul.
 A noite, também aconteceram apresentações culturais no palco montado na rua, tendo como destaque apresentações do boi de mamão, Maracatu, Bruxas de Franklin Cascaes, declamação de poesias e Terno de Reis, sendo uma tradição antiga bastante apreciada no município, finalizando a segunda edição do Festival de Folclore.
 Para encerrar essa postagem retrospectiva, quero convidar a todos moradores de Santa Rosa do sul para nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2016 ir prestigiar o III Festival de Folclore, vai estar bem bacana, emocionante e divertido, esperamos ver todos no evento, com toda certeza vai ser um grande sucesso.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário