domingo, 28 de agosto de 2016

RETRÔ/ INFORMATIVO ESPECIAL: REMAKES E REBOOTS DE FILMES CLÁSSICOS



Olá caros amigos, tudo bem?

Quem gosta de cinema com toda certeza conhece os termos remake e reboot, que geralmente são atribuídos a filmes clássicos, mas muitas pessoas geralmente os dois e acreditam de se tratar da mesma coisa, até mesmo especialistas em cinema não chegam a um consenso o que seja um e que seja o outro, gerando uma grande confusão.
 Para começo de conversa, remake e reboots não são a mesma coisa, apesar de serem muito parecidos e serem usados quando se trata de novas versões de filmes de sucesso do passado, trazendo essas obras para um público novo e atual, e podem ser usados também em séries e novelas da televisão.
 Como a tradução já indica, remake é uma refilmagem de uma obra cinematográfica mais envelhecida ou de outro país, mantendo o enredo original com pequenas alterações, novo elenco, efeitos especiais de última geração, é uma releitura de uma obra já feita e consagrada pela crítica. Vejamos alguns remakes para demonstrar, sendo que existe incontáveis refilmagens, sendo impossível elencar todas e mais vem sendo produzidas para os próximos anos:

Ben-Hur (2016,) - Original feito na década de 1950, sendo que esse também é um remake de um filme da década de 1920 (era do cinema mudo).
Poltergeist, o Fenômeno (2015) – Original feito nos anos 1980
Operação Valquíria (2009) – Versão original feita pelo cinema alemão no começo dos anos 2000
Robocop (2014) - Original feito na década de 1980
O Massacre da Serra elétrica (começo dos anos 2000) - Original feito nos anos 1970
Sete Homens e um Destino (Década de 1960 e 2016) – refilmagens do clássico Os Sete Samurais (1954)

Termo que significa recomeço, reboot se trata especificamente de franquias consagradas são trazidas novamente a suas origens, contando logicamente com tudo renovado, podendo o enredo seguir por outras perspectivas ou de protagonistas, sem ser baseado na obra original. Assim como nos remakes, existem inúmeros reboots, tanto já lançados como estão sendo produzidos para os próximos anos, vamos elencar os mais exemplares:

Caça-Fantasmas
Sherlock Holmes
Batman
Superman
O Exorcista
Missão Impossível

Mesmo tendo definições diferentes, os remakes e os reboots são fundamentais, eles trazem estórias clássicas de uma forma nova, conforme os padrões tecnológicos da atualidade, mantendo vivas para as novas gerações. Vale salientar que é recomendo ver as versões originais e suas refilmagens ou reinícios para poder ter um entendimento melhor das obras cinematográficas.



BOA SEMANA, GRANDE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário