sexta-feira, 15 de abril de 2016

CINE HISTÓRIA: AGUIRRE, A CÓLERA DOS DEUSES (1972)



FICHA TÉCNICA

Título Original: Aguirre, der Zorn Gottes
Duração: 90 min.
Ano: 1972
Diretor: Werner Herzog 
País: Alemanha
Idiomas disponíveis e legendas: Alemão e Português 
Gênero: Aventura/ Épico/ Drama Histórico
Temática: Conquista Espanhola na América Colonial/ Mito do Eldorado 

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

No século XVI, algumas décadas após o fim do Império Inca, uma expedição espanhola segue em direção ao rio Amazonas em busca de ouro. Ameaças surgem de todos os lados, nada sai como planejado e o número de baixas só aumenta. Liderando o que sobrou do grupo está o insano Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski), impávido na obsessão de encontrar o Eldorado.

COMENTÁRIO

 Obra-prima dirigido pelo cineasta alemão Werner Herzog, Aguirre a Cólera dos Deuses é um dos filmes europeus mais impressionantes feitos nos anos 70, baseado em acontecimentos históricos reais, devido pela belíssima fotografia, como pela precisa reconstituição histórica, tornando-o um verdadeira proeza cinematográfica.
 Tendo um visual magnifico que exalta as belezas da selva amazônica peruana e maravilhosa trilha sonora feita pelo grupo alemão de música experimental Popol Vuh, o filme conseguiu brilhantemente vencer as dificuldades de produção devido ao baixo orçamento e os perigos de filmar no meio da floresta, sendo um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo.
 O que faz Aguirre a Cólera dos Deuses ser tão cultuado é a interpretação brilhante do ator Klaus Kinski, que interpreta Don Lope de Aguirre, um ensandecido conquistador espanhol, que por ambição, coloca toda a missão da Coroa Espanhola em risco, devido seu desejo insaciável de encontrar Eldorado, em busca de riqueza e glória.
 Ambientado no século XVI, o filme mostra aspectos dos primeiros anos da colonização espanhola, como as guerras de conquista, as dificuldades de se aventurar numa selva cheia de perigos, as conspirações organizadas por membros dessas expedições exploratórias, a ganância por riquezas e poder, a luta contra a natureza e a relação entre conquistadores e índios são temas que podem ser visualizados durante os 90 minutos desse obra de arte do cinema alemão.
 Outro aspecto importante que o filme aborda é o famoso mito do Eldorado, que seria uma cidade toda feita de ouro maciço e continha tesouros inimagináveis, segundo a lenda que os índios contavam aos conquistadores espanhóis, o que motivou a cobiça pela busca de riqueza e glória de muitos aventureiros, muitos dos quais colocaram as expedições de conquista numa viagem mortal e sem volta, como fez o personagem principal desse filme.
 Confirma abaixo a versão original de Aguirre a Cólera dos Deuses. Para ativar as legendas clique no ícone que fica entre o relógio e a engrenagem, escolher o idioma (tem em português), daí é só apertar o PLAY e conferir esse filme imperdível a todos os fãs de filmes históricos:


Um grande abraço, BOA SESSÃO, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário