domingo, 24 de abril de 2016

INFORMATIVO ESPECIAL: DIA MUNDIAL DO LIVRO


Olá caros leitores, tudo bem com vocês

No último dia 23 de abril foi comemorado uma data muito especial para os amantes da leitura, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, data escolhida em alusão a morte de dois grandes escritores da humanidade, Willian Shakespeare e Miguel de Cervantes. Essa data foi criada na Espanha nos anos 1930, sendo estabelecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) somente em 1995.
 Agora vamos conhecer um pouco dos dois homenageados no Dia do Livro, ambos são escritores da escola artística do Renascimento, a qual teve seu apogeu na Europa entre os séculos XV e XVII, sendo período que marca a transição do período medieval para a modernidade.


 Miguel de Cervantes (1547-1616), nasceu na Espanha, foi romancista, poeta e dramaturgo, autor do romance Dom Quixote de la Mancha, uma impiedosa sátira as novelas de cavalaria medieval, narrando a saga de um fidalgo espanhol, o qual apaixonado por livros de cavalaria, perde a razão e acredita ser um cavaleiro de verdade, vivendo assim suas aventuras, ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança. 


Willian Shakespeare (1564- 1664), nasceu na Inglaterra, foi poeta e dramaturgo, escreveu importantes peças teatrais, muitas delas são encenadas até hoje e forma inúmeras vezes adaptadas para as telas de cinema. Obras como Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo, Mercador de Veneza, Sonhos de uma Noite de Verão e A Tempestade transformaram Shakespeare no maior escritor de todos os tempos.
 Como já falei em outras oportunidades, sou um apaixonado pelos livros e por bibliotecas, sou um leitor voraz, diariamente leio, adoro praticamente todos os gêneros literários. Também incentivo a leitura em todos os meios, seja aqui no blog, nas redes sociais, escolas ou numa conversa entre amigos, acredito demais no poder de transformação dos livros.
 Além de desenvolver a capacidade de ler e escrever bem, o livro serve para divulgação de idéias, estudar novas teorias, conhecer novos mundos, viver grandes aventuras, ter as mais variados tipos de emoções, pensar sobre os problemas do mundo, divertir, enfim, são tantos benefícios que a leitura traz, sendo impossível elencar todas numa só vez.
 Para encerrar, parafraseando um pouco a postagem sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, não basta apenas comemorar, datas comemorativas vem e vão anualmente, as vezes passam batidas, tem que incentivar a leitura em todos os lugares, criar espaços para essa atividade, como bibliotecas e clubes de leitura, exigir as autoridades municipais a dar suporte para criação desses ambientes.

Um grande abraço a todos,  BOA SEMANA, até a próxima.

VIVA O DIA DO LIVRO!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário