terça-feira, 26 de abril de 2016

LIVRO: AZINCOURT- BERNARD CORNWELL



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Considerado um dos maiores escritores de romances históricos da atualidade, Bernard Cornwell  é autor de obras consagradas como Crônicas Saxônicas, As Crônicas de Artur As Aventuras de Sharpe, livros que são Best-Sellers em todo o mundo, sendo traduzido para 16 idiomas. Seus romances misturam estudos históricos, aventura e tons dramáticos, sendo grandiosas epopeias, retratando geralmente acontecimentos históricos acontecidos na Inglaterra, sua terra natal.
 Publicado em 2008, Azincourt conta a estória de um problemático jovem arqueiro inglês, que vira fora da lei após cometer um assassinato durante uma revolta, acaba parando na França, onde participa de uma das batalhas mais importantes da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), a de Azincourt, onde o exército inglês derrota o poderoso exército francês, mesmo com todas as adversidades climáticas e militares. para a criação do enrendo do livro foi utilizada fontes históricas e a peça Henrique V, escrita por Willian Shakespeare.
 Além de retratar um dos episódios mais épicos e dramáticos da Guerra dos Cem Anos, o livro mostra como era a vida de um soldado no período medieval, as estratégias militares, a derrota da aristocracia feudal, a brutalidade dos combates, o tratamento rude que a nobreza dava aos seus servos, a força e coragem das pessoas comuns durante a batalha, as adversidades climáticas como influência dos acontecimentos históricos e o comportamento da Igreja Católica, nobreza e militares, são as características históricas mais marcantes em todo o enredo.
 Sem apelar para a fantasia, Bernard Cornwell mostrou um visão muito particular dos fatos históricos retratados no livro, tornando-o muito realista e divertido, aproximando-se bastante das linguagens cinematográfica e historiográfica, levando o leitor imaginar as cenas de batalha e toda a aventura em cada página, tornando a leitura bastante prazerosa.

Um grande abraço, boa leitura, até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário