quarta-feira, 6 de abril de 2016

CINE HISTÓRIA: OS CANHÕES DE NAVARONE (1961)




FICHA TÉCNICA

Título Original The Guns of Navarone 
Duração: 157 min.
Ano: 1961
Diretor: Jack Lee Thompson 
País:  Reino Unido/ Estados Unidos 
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Épico/ Guerra/ Ação/ Aventura 
Temática: Segunda Guerra Mundial

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

Grécia, 1943. Dois mil soldados britânicos perderam-se em Kheros. Exaustos e indefesos, eles têm apenas uma semana para partir, pois em Berlim o supremo comando do eixo determinara fazer uma demonstração de força no Mar Egeu, para fazer a Turquia entrar na guerra do seu lado. A demonstração seria em Kheros, sem valor militar, mas próximo à costa da Turquia. O melhor armamento alemão seria usado e assim os britânicos seriam facilmente dominados, a não ser que pudessem fugir antes. Porém a única rota de fuga possível estava bloqueada, pois dois canhões enormes controlados por um radar estavam em Navarone, uma ilha vizinha. Assim, um grupo aliado tem a quase impossível missão de escalar uma parede de rocha em Navarone e invadir uma fortaleza nazista, onde estão os canhões, que se não forem destruídos vão afundar diversos navios aliados, pondo um fim na tentativa de resgatar os soldados britânicos.

COMENTÁRIO

 Grandioso clássico do cinema, Os Canhões de Navarone é um épico de guerra baseado no romance de mesmo nome escrito pelo escocês Alistair MacLean, o qual foi vencedor do Oscar na categoria de efeitos especiais, sendo um filme onde a aventura e o suspense é eletrizante do começo ao fim, tendo uma belíssima fotografia que exalta as lindas paisagens da Grécia e um elenco recheada de estrelas como Gregory Peck, Anthony Quinn, Irene Papas e David Niven, que dão um verdadeiro show de interpretação em seus respectivos papéis.
 Ambientado na Grécia durante a Segunda Guerra Mundial, sendo baseada em acontecimentos reais, o filme remonta a tentativa das forças aliadas de destruir uma poderosa bateria de canhões construída pelos nazistas, que impedia a passagem de qualquer embarcação aliada pelo Mar Egeu, mandando um grupo de elite, sendo todos especialistas em armas e em alpinismo, para destruir essa bateria e finalmente poder dar um fim as pretensões de Adolf Hitler de dominar a Grécia e fazer a Turquia lutar no lado do Eixo.
 Além de retratar esse acontecimento de grande importância da Segunda Guerra Mundial, Os Canhões de Navarone mostra os métodos de intimidação que os nazistas usavam durante a ocupação na Grécia, os perigos enfrentados tanto no mar como nas montanhas ou pelas cidades gregas pelo grupo aliado, as técnicas de alpinismo usadas por eles, a estratégia para invadir e destruir a fortaleza nazista e as formas de combate são temas  desse super filme, considerado por muitos, o melhor filme de guerra de todos os tempos. Confiram abaixo o filme dividido em duas partes:






Grande abraço, BOA SESSÃO, ATÉ A PRÓXIMA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário