sexta-feira, 29 de abril de 2016

SRS ESPECIAL: POR QUE DEFENDO A CULTURA EM SANTA ROSA DO SUL?


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Há dois anos atrás, aqui em Santa Rosa do Sul, aconteceu a tradicional Festa do Polvilho e da Banana, a Polvilhana, a qual levou ao povo sul santa-rosense quatro dias de muita alegria, entretenimento, oportunidades de negócio, shows musicais e é claro cultura. 
  Pode parecer estranho para muitos, mas a Polvilhana é uma manifestação cultural de suma importância aqui, pois ela retrata a História de nossa cidade e a agricultura, setor o qual impulsiona praticamente toda a economia desse munícipio. É uma festa de cultura popular, para homenagear aquelas pessoas que trabalham na roça, sem deixar de apresentar as características principais e peculiares de Santa Rosa do Sul.
  Como todos devem ter percebido, sou uma pessoa apaixonada, defensor e apoiador da cultura e da arte, especialmente as manifestações culturais que acontecem aqui nesse pequeno munícipio, seja festivais de música, dança, poema, arte, literatura, Polvilhana, Sábados Cultural, Natal Iluminado, festa de Santa Rosa de Lima Festa Cívica, Festival de Folclore, Noite Gospel, etc, sendo cultura e arte, eu apoio pra valer, não interessa quem criou, o que importa é participar, apoiar e fazer que isso se repita muito mais vezes.   
  Por que isso professor? quais são tuas intenções? A resposta é que fui criado em um ambiente escolar onde se valorizava manifestações culturais, seja poemas, literatura, dança, música, teatro, etc. Também visualizei e participei ativamente de um período de muita efervescência cultural em Santa Rosa do Sul entre o fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, os quais tenho muita saudade. Além disso, tenho primos músicos, os quais sempre estão participando de festivais aqui, e me influenciam muito até hoje.
   Minhas intenções de defender manifestações culturais e as práticas esportivas, seja nesse blog ou por outros meios, é de promover o bem estar e educação a todas as pessoas, seja criança, adolescentes, adultos e idosos, pois a cultura pode ser um bom aliado na luta contra as drogas, a violência e a outros males que afligem a nossa sociedade.
    Jamais tive a intenção de querer me aparecer ou tentando levar vantagem em cima dos outros, longe de mim isso, eu tenho uma dívida enorme de gratidão com as praticas culturais, pois sou essa pessoa que todos conhecem e admiram e prometi no dia da minha formatura, defender a cultura até os últimos dias de minha vida.
    O Blog do Professor Andrio, depois o programa Correio Cultural e o Vlog do Andrio, vendo a necessidade de falar sobre cultura aqui em Santa Rosa do Sul nos meios de comunicação, resolveu ser uma portal o qual mostra e apoia todas as manifestações culturais que aqui acontecem, além de fazer um resgate cultural e histórico do nosso munícipio, toda população agora pode ter certeza, podem contar comigo, sempre, estou a disposição de ajudar a todos, sem distinção e com muita vontade de fazer um bom trabalho. 
   Para finalizar, quero deixar claro que minha intenção aqui era mostrar um pouco das minhas ideias em relação a cultura, e também pedir a toda população de Santa Rosa do Sul, apoiem nossas manifestações culturais, incentivem seus parentes ou amigos a participar e mostrem que é um meio de promover bem estar social, qualidade de vida e bons valores, além de ser nossa identidade que faz sentirmos iguais, pois um povo o qual preserva sua cultura e História, é como uma árvore com raízes.

Um grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima.

Um comentário:

  1. Apoio acho tao bunita una cidade cheia de cultura ...
    E falando nisso não ouvi comentários ainda se vai ter polvilhana esse ano.

    ResponderExcluir