segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

TEA EM PAUTA: MEU TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?
 
 Nasci com o TEA (nível 1 de suporte), sem saber o que era de fato, mesmo apresentando diferença das demais pessoas, fui crescendo (com apoio da família e de verdadeiros amigos), passando por cada fase da vida com muita garra e vontade de vencer, me formei no ensino fundamental, médio e cheguei na faculdade (História), me formei em 2010, depois fiz especialização, curso de fotografia e consegui a tão sonhada efetivação (2019), sou professor e historiador, tenho livros publicados e estou na produção de novas obras literárias, passei por situações ruins e situações que guardarei na minha vida para sempre, recebi o diagnóstico aos 38 anos, obviamente veio fazendo adaptações necessárias em minha vida, porém tenho uma vida normal igual a de todo mundo, trabalho, me divirto, estudo e faço tarefas do dia a dia normalmente.
Como vocês podem ter percebido, ser autista, ter qualquer síndrome ou necessidade especial não impede ninguém de lutar pelos sonhos, de ser feliz e de querer progredir cada vez mais, existe sim preconceito (já sofri muito) e a pseudo-piedade (coitadinho), porém é preciso dar a volta por cima, sou um exemplo de superação diante das dificuldades, que mesmo tendo o TEA, consegui chegar longe e vou chegar ainda mais, caro leitor, independentemente de você ter ou não diagnóstico de alguma necessidade especial, acredite: você é capaz, não desista de seus sonhos e vá em frente, o sucesso está ali a frente te esperando de braços abertos.
 Desde que recebi o diagnóstico em 2022, senti a necessidade de iniciar um trabalho de conscientização do autismo, contar minha trajetória de vida e falar sobre o autismo, no intuito de ajudar famílias atípicas e a população em geral, em um evento para os professores de Santa Rosa do Sul em setembro naquele mesmo ano, dei o pontapé inicial para o trabalho de conscientização.
 O ano de 2023 foi importante no trabalho de conscientização do autismo, realizei palestras e apresentações em escolas, emissoras de rádio/TV, faculdade, igrejas e em eventos de cultura, saúde mental ou sobre autismo, além de estar produzindo minha autobiografia, a qual pretendo lançar em algum momento de 2024, pretendo também ampliar as palestras e participação em eventos culturais, pois acredito que esse trabalho de conscientização que eu e muitas outras pessoas realizam mundo afora é de extrema importância, quando mais informamos e conscientizamos, conseguimos mais resultados positivos e podemos ajudar a  construir um mundo igualitário, empático e solidário tanto para nós autistas como para nossas famílias.

Grande abraço, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário