segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

TEA EM PAUTA: TRÍADE DO BEM ESTAR AUTISTA

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje, estamos iniciando uma nova coluna em nosso blog, TEA EM PAUTA, o qual vai abordar temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo informações e estória de autistas e suas famílias, tudo com o sentido de conscientizar que o autismo não é uma doença, mas uma forma diferente de olhar o mundo.
 Em 2022, fui diagnosticado com o espectro autista nível de suporte 1 aos 38 anos, mesmo havendo desconfiança que eu era no decorrer de minha infância e adolescência, foi um diagnóstico tardio, mas que me ajudou bastante a me entender, realizei mudanças em meu trabalho e resolvi realizar postagens nas redes sociais e palestras sobre o TEA, no intuito de ajudar as famílias atípicas, passando um pouco de minha trajetória, das experiências que passei na época de criança na estimulação/terapia e da importância da família participar desse processo de evolução.
 Revendo minha História de vida, vi que três elementos foram fundamentais para minha evolução: família, terapia/estimulação e inclusão total efetiva, os quais eu chamo de TRÍADE DO BEM-ESTAR AUTISTA, que quando os três estão alinhados, existe uma evolução significativamente positiva.  
 A família é de fundamental importância, pois ela é a base de apoio do autista, onde ele tem as primeiras interações com o mundo e deve ser o seu porto seguro; terapia/estimulação é ajuda da ciência e pedagogia no caminho do autista para estimular, despertar e evoluir, estando junto a família; por fim, o mais importante, inclusão total e efetiva é o dever de todos os setores da sociedade em relação ao autismo, seja escola, lazer, trabalho, igrejas e onde quer que o autista esteja, ele merece um ambiente verdadeiramente acolhedor.
 Assim como falo nas palestras que realizo, quero deixar bem claro: o quadro acima é apenas um método baseado em experiência própria como autista e em minha visão de mundo, não se baseia em métodos científicos, ok.
 Essa foi a primeira postagem da coluna, coloquem nos comentários ou entrem em contato comigo pelas redes sociais (Andrio Cardoso Pereira no Facebook e Instagram) sugestões de temas relacionados ao autismo, as famílias atípicas podem contar sempre com esse blog, pois conscientizar sobre o autismo e demais deficiências é um compromisso que firmei nessa nova fase do Blog do Professor Andrio, todas as segundas teremos informativos e matérias nessa coluna.

Boa semana, forte abraço, até a próxima postagem!!!!!

Um comentário:

  1. Excelente texto e reflexão, sobre um assunto tãp pertinente, ainda mais vindo de um autista adulto, que pode como ninguém expressão do seu ponto de vista a experiência de ser autista e de como o apoio de todos ao redor é essencial!

    ResponderExcluir