quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

CINE HISTÓRIA: NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VOS ESPERAMOS (1999)




FICHA TÉCNICA

Título Original Nós que Aqui Estamos Por Vos Esperamos
Duração: 73 min. 
Ano: 1999
Diretor:  Marcelo Massagão 
País: Brasil
Idiomas disponíveis e legendas: Português 
Gênero: Documentário
Temática: História do Século XX


COMENTÁRIO

 Documentário premiado no Festival de Gramado e em outros festivais brasileiros e no exterior, Nós que Aqui Estamos por vos Esperamos é uma obra-prima do cinema brasileiro, foi inspirado na idéia do livro A Era dos Extremos, escrito pelo historiador britânico Eric Hobsbawm. O título do filme é o epitáfio escrito no letreiro de um cemitério no interior de São Paulo, onde se desenrola todo o enredo da obra, surgindo estórias de personagens famosos e anônimos, sendo que logicamente as estórias retratada não são de pessoas sepultadas naquele local, servindo apenas para simbolizar o fim de um século.
 Usando cenas de filmes, fotografias, textos e pinturas, o filme retrata a História do século XX, mostrando as duas guerras mundiais, o caminho da política, os ganhos e percas da economia, o avanço tecnológico, os grandes impérios, a banalização da violência, os grandes heróis e vilões, as questões sociais, os conflitos regionais, a loucura, a relação das pessoas com a morte, a esperança diante do futuro e o desenvolvimento das artes e cultura são apresentado através de estórias reais e fictícias, provando que todos fazemos parte dos acontecimentos históricos de forma direta ou indireta, cada um dando sua contribuição.
 Oscilando entre o belo e o horror, alegria e tristeza, atual e nostálgico, loucura e o racional, o filme também é abrilhantado pela trilha sonora feita pelo compositor belga Wim Mertens, o qual casa perfeitamente com cada cena, tornando Nós que Aqui estamos por Vós Esperamos um belíssimo e poderoso espetáculo audiovisual.
 Além de recontar de forma emocionante a trajetória de 100 anos da História humana em uma hora, esse filme é um verdadeiro louvor a memória coletiva e apresenta um visão completamente diferente sobre os cemitérios: não são lugares apenas para enterrar nossos entes queridos, mas sim um lugar onde lembranças e estórias pulsam fortemente querendo ensinar grandes lições de História, os quais merecem atenção bastante especial, pois eles são mais lugares de memória viva.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!1


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: ENTREVISTA NO PROGRAMA EM PAUTA TV SUL CATARINENSE (20/09/2023)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hoje, dia 28 de fevereiro, estou completando 40 anos de vida, uma data muito especial e esperado por mim e pela minha família, estou muito feliz por ter chegado até aqui, peço ao grande criador do Universo, muitas décadas de vida e muitas conquistas. Para comemorar essa data, vou postar aqui a entrevista que concedi no dia 20 de Setembro de 2023 no programa Em Pauta com Elias Pavani, onde falo sobre minha estória, trabalhos culturais, meu trabalho de conscientização sobre o autismo e projetos futuros, confiram o vídeo abaixo:  


Para encerrar essa postagem especial, quero agradecer a todos vocês leitores que acompanham o trabalho desse blog nos doze anos de atividades, os quais fazem parte de minha História de vida, fico feliz em ver que mesmo naquele período que deixei o blog inativo, continuaram altos números de visualizações, sem vocês, meu trabalho não existiria, MUITO OBRIGADO A TODOS.

Grande abraço, PARABÉNS PARA MIM HEHE, forte abraço!!!!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: REVISTA VIDEOGAME

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Nas décadas de 80 e 90, os fãs brasileiros de videogame tinham que ficar horas e dias jogando seus jogos favoritos tentando descobrir meios para conseguir vencer um chefão, passar por uma fase cheia de obstáculos ou simplesmente chegar no final, sem saber os códigos ou macetes, muito menos do que se tratava o enredo dos jogos, pois na época não exista internet ou revistas especializadas em games por aqui, somente no Japão ou nos Estados Unidos.
 Surgida em 1991, a revista Videogame foi criada por Josias Silveira e publicada pela Editora Sigla, foi a principal concorrente de outras revistas sobre games da época, como a  Ação Games, Game Power e Super Game, teve 63 edições, publicadas mensalmente entre 1991 a 1996, marcando História no mercado editorial brasileiro.
 Assim como suas concorrentes, a Videogame trazia informações sobre as novidades dos games que estavam saindo nos Estados Unidos e Japão, dicas dos jogos mais badalados daquela época, matérias especiais e resenhas sobre os games novos ou antigos, tudo escrito em uma linguagem simples, divertido e visualmente encantador.
 A revista Videogame cobriu o auge da chamada Batalha dos 16 Bits (disputa comercial travada pela Nintendo e Sega nos anos 1990, iremos abordar esse tema em breve aqui no blog), o surgimento dos consoles de CD  como o Sega Saturn e Playstation e muitos outros, sendo um grande documento histórico sobre a História dos videogames brasileiros.

Grande abraço, até a próxima!!!!!!!  

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

TEA EM PAUTA: PROJETO VIVENDO ATIPICAMENTE

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Estive participando no início do mês de novembro de 2023 da Feira do Livro de Porto Alegre, onde além de atividades de literatura e cultura, participei de um evento sobre o autismo naquele dia, onde conheci dois lindos projetos relacionados ao TEA (Transtorno do Espectro Autista): Projeto Angelina Luz (irei fazer uma postagem sobre ele aqui na coluna em breve) e o Vivendo Atipicamente, o qual iremos falar hoje e na próxima semana nessa coluna.




 Vivendo Atipicamente é um projeto realizado pelo casal Alexandre Soares e Soraia Salib, pais do Kristoffer, Mikaella e Angelina, três crianças autistas, consiste em fazer livros infantis que conscientizam sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de contar a História de vida da família. As vendas dos livros são para custear as terapias e tratamentos dos filhos do casal.
 O primeiro livro do projeto, intitulado Vivendo Atipicamente, foi lançado em 2023, narra o encontro que a Mikaella e o Kristoffer tiveram com o amigo deles, Ruan, onde são abordados temas como inclusão, empatia, o que é o autismo, sobre os principais sinais e dar dicas sobre como ajudar os autistas, além de contar a História da família, tudo com uma linguagem bastante acessível, sensível e didática.
 Sendo uma produção independente, realizada pela própria família (texto e ilustrações), o trabalho do casal além dos livros, eles postam a rotina deles e de seus filhos no Instagram, sempre abordando temas relacionados ao autismo, através desse perfil, é possível também adquirir os livros lançado pelo projeto, cliquem no link ao lado: https://www.instagram.com/vivendo.atipicamente?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Para encerrar essa primeira postagem, quero parabenizar a família Vivendo Atipicamente pelo lindo trabalho de conscientização ao autismo, é uma grande honra conhecer vocês na Feira do Livro e ser amigo de vocês, podem contar com esse blog sempre. Na próxima edição da coluna TEA em Pauta, vamos abordar o segundo livro do projeto, Um Jeito Diferente.

Forte abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!  
 

domingo, 25 de fevereiro de 2024

POEMA: A VIDA COMEÇA AOS 40


 
Dizem que a vida começa aos 40,
Enfim, aqui estou,
Sou grato por tudo,,
Por chegar com saúde,
Por estar trabalhando,
Lutando por aquilo que acredito,
Pela família que tenho,
As conquistas,
Amigos e colegas,
Me sinto feliz e preparado,
Pois ainda há muitos desafios,
Muita coisa bacana para acontecer,
Não tenho medo do futuro,
Sigo em frente firme e forte.
Tem muito jogo pela frente,
OBRIGADO DEUS POR TUDO!!

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!

sábado, 24 de fevereiro de 2024

LIVRO: A GUERRA DOS MUNDOS- H.G. WELLS



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hebert George Wells (1866-1946) é um dos grandes expoentes da ficção científica a partir da segunda metade do século XIX, mesclando com terror, aventura e fantasia, suas obras como O Homem Invisível, A Ilha do Doutor Moreau e A Máquina do Tempo são influenciadoras de inúmeros escritores e foram adaptadas incontáveis vezes para o cinema, tornando H. G. Wells é uma figura da cultura pop.
 Publicado em 1897, A Guerra dos Mundos conta a assustadora estória de uma invasão extraterrestre de origem marciana na Terra, que com suas máquinas gigantescas chamadas de tripods e a grande resistência da humanidade contras os invasores, gerando uma luta desesperada e com a tecnologia disponível na época pela salvação do planeta Terra.
 Misturando aventura, terror, ficção científica e ação, A Guerra dos Mundos é ambientada no final do século XIX, época em que foi escrita, povoou o imaginário por décadas, tanto que na década de 1930 o livro se transformou numa radionovela transmitida por ninguém menos do que Orson Welles (diretor de O Cidadão Kane), causando uma grande comoção nos Estados Unidos naquela época, muitas pessoas acreditaram de que aquela era uma transmissão de uma real invasão marciana, pouco tempo depois, vou revelado de que não se passava apenas de uma obra de ficção lida no rádio.
 Além da lendária transmissão de  rádio, Guerra dos Mundos teve duas adaptações cinematográficas (uma de 1953 e outra em 2003), além de uma ser nitidamente inspirada que foi Independence Day (1996), a qual tem várias referências a obra literária e a ópera rock The War of Worlds (1978) feita pelo compositor estadunidense Jeff Wayne, adaptando todos os trechos importante do livro de H.G. Wells, tendo narração do ator Richard Burton, em 2005, ganhou uma eletrizante versão encenada recheada de efeitos especiais e projeções no melhor estilo Rock Progressivo, onde o disco é tocado ao vivo na integra, mostrando a atemporalidade de A Guerra dos Mundos, um dos primeiros livros a falar sobre extraterrestres e guerra entre terráqueos e alienígenas, um clássico imbatível.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!     


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

SRS ESPECIAL: CULTURA E HISTÓRIA DE SANTA ROSA DO SUL (PERFIL INSTAGRAM)

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Desde o lançamento do livro Santa Rosa do Sul Raízes do jornalista Rolando Christian Sant'Helena Coelho em 2012,  surgiram muitos trabalhos falando sobre a História e a cultura do município de Santa Rosa do Sul, incluindo esse blog, meu livro Polvilhana: Patrimônio Cultural de Santa Rosa do Sul (2022) e outros trabalhos acadêmicos escritos sul santarosenses, evidencia um crescente interesse pelos temas locais.
Na última sexta-feira (16/02) foi o lançamento no Instagram do projeto Cultura e História de Santa Rosa do Sul, o qual o título já diz, será uma página em apresentar em temas históricos e culturais relacionados ao município, através de pequenos textos com imagens ou vídeos relativos ao tema abordado. Quem está a frente desse projeto sou eu juntamente com toda a equipe da Casa da Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, tendo postagens novas todas as sextas feiras no período da tarde. Convidamos todos a conhecer nosso projeto, clique no link abaixo:


FORTE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

CINE HISTÓRIA: INFERNO Nº 17 (1953)

 

FICHA TÉCNICA

Título Original: Stalag 17 
Duração: 120 min.
Ano: 1953
Diretor: Billy Wilder
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês, Alemão e Português
Gênero: Guerra/ Suspense/ Drama histórico/ Comédia
Temática: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

SINOPSE (Fonte: Wikipedia)

 O filme começa na semana antes do Natal de 1944, num campo de prisioneiros aliados sediado em algum lugar ao longo do rio Danúbio. Manfredi e Johnson tentam escapar por um túnel, mas são descobertos e mortos. Seus companheiros começam a suspeitar que há um informante entre eles. O prisioneiro Sefton é quem mais causa desconfiança por sua atitude cínica perante a guerra, sempre buscando lucrar através de negociações com os carcereiros nazistas ou promovendo eventos entre os companheiros que envolvem jogatinas e farras. A situação vai ficando perigosa e Sefton percebe que a única forma de escapar da morte é descobrir quem é o verdadeiro espião.

COMENTÁRIO

  Grande filme dirigido por Billy Wilder, Inferno nº 17 é adaptação de uma peça de teatro escrita por Donald Bevan e Edmund Trzcinski, que também fazem participação especial na película, sendo estrelado por Willian Holden, que venceu o Oscar de melhor ator por sua atuação nessa obra, trazendo um personagem cínico, engraçado e ao mesmo tempo comum grande senso de justiça.
 Baseado em experiências reais vividas pelos autores da peça durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Inferno nº 17 retrata a vida dentro de um campo de prisioneiros organizado pelos nazistas, a violência como os presos eram tratados, o suborno de alguns para ter regalias dentro da prisão, planos e tentativas secretas de fuga, os perigos de serem descobertos e mortos pelos oficiais alemães, além de um clima conspiratório constante espionagem entre os prisioneiros.
 Filmado em preto & branco, o filme recria com muita fidelidade um campo de prisioneiros na Alemanha nazista, misturando no enredo um suspense eletrizante, com doses de ação e muito humor, feito quase uma década depois do término do conflito, Inferno nº 17 continua divertido e eletrizante, um clássico com a assinatura do mestre Billy Wilder.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

TEA EM PAUTA: AS CORES DO CORAÇÃO UMA JORNADA PELO AUTISMO- GRCES DASCUIA (CARNAVAL FLORIANÓPOLIS 2024)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Fundada em 2004, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dascuia é uma escola de samba sediada no Morro do Céu que participa do Carnaval de Florianópolis, capital de Santa Catarina, o nome é uma homenagem a uma figura bastante importante do Carnaval de Floripa, Altamiro José dos Anjos (1935-2018), mais conhecido como Dascuia. Iniciou como um bloco em seu ano de fundação, se tornou escola de samba em 2011, participando inicialmente do grupo de acesso, conseguindo acesso ao grupo especial em 2013, permanecendo até hoje.
 No Carnaval 2024, a Dascuia levou a avenida o enredo As Cores do Coração: Uma Jornada Pelo Autismo, sendo totalmente voltado para a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), falando de inclusão, respeito, superação e afeto, tendo a presença de autistas em várias alas durante o desfile, emocionando a todos os presentes e ganhando alta visibilidade dentro das comunidades autistas e das redes sociais em todo o Brasil. Confiram abaixo o samba-enredo completo:


 Para finalizar essa postagem, em nome de toda comunidade autista de Santa Catarina e do Brasil, quero parabenizar a toda equipe do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dascuia pela linda iniciativa, vocês estão fazendo História no Carnaval brasileiro, trazer a conscientização ao autismo para avenida tocou os nossos corações, eu sendo autista, estou orgulhoso de ver essa iniciativa no Carnaval, é um grande exemplo para todas as escolas de samba, que enredos sobre autismo e demais deficiências sejam mais constantes nos próximos anos.

Grande abraço, PARABÉNS DASCUIA, até a próxima!!!! 

Fonte da foto da postagem:  CANAL DO AUTISMO




terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: CULTURA- ERUDITO X POP

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Em praticamente todas as postagens que faço nesse blog, especialmente os informativos relacionados as temáticas regionais, falo muito a palavra cultura, considerando que esse blog tem finalidades culturais e educacionais, levanto essa bandeira há mais de duas décadas, acredito que é na cultura esteja a base de um país e mundo melhor, hoje iremos falar sobre o que é cultura de uma forma bem simplificada e de fácil entendimento, frisando que não é um conceito definitivo e ele muda conforme a época, apesar de ter sempre a mesma premissa. 
Cultura pode ser entendida como um conjunto de modos de vida criados e transmitidos de geração em geração entre membros de um determinado lugar, país, comunidade, cidade ou família (clã, tribo, etc). Ela pode ser material, o qual são objetos produzidos que forma o ambiente concreto de uma sociedade, podendo ser utensílios, construções, tecidos, transportes e muito mais; imaterial são as formas tradicionais e populares de cultura, sendo passado de geração em geração, como por exemplo, festas, lendas, receitas, danças, músicas, etc.
 Além desse sentido, a palavra cultura é também usada na agricultura que significa plantação de um determinado tipo de verdura ou fruta, conforme seu modo de plantação e colheita, variando conforme as técnicas usadas no cultivo de cada espécie, sendo um termo bastante usado por técnicos, agricultores e população em geral.
 Podendo ser de ordem material ou imaterial, a cultura também pode manter as traições e agregar elementos conforme a passagem do tempo ou até mesmo da atualidade, fazendo que ela consiga sobreviver até hoje, havendo inúmeros tipos de cultura, para não estendermos muito, vamos conhecer as três principais.
 A Cultura Popular, como já o próprio nome já diz, é aquela surgida nas camadas populares, passada de geração para geração, através das tradições, como por exemplo as lendas, cantigas, danças típicas, os causos, gastronomia, as brincadeiras, a vestimentas tradicionais, em outras palavras, todas as manifestações oriundas do folclore
Sendo algo de muita sofisticação e de um gosto bastante apurado, a Cultura Erudita é  aquela ensinada através da música, literatura clássica, foto, cinema mais refinado, artes, filosofia, balé, opera, teatro, etc. Erroneamente, muitos acham que o verdadeiro significado de cultura é erudição, mas não é só coisas sofisticadas, a cultura também tem elementos simples, oriundas das camadas mais populares, portanto, é bom conhecer um pouco mais antes de sair falando coisas por aí, confundindo um com o outro.
Sendo uma verdadeira salada de frutas, a Cultura Pop faz fusão de elementos populares e eruditos com gibis, games, séries de televisão, desenhos animados, filmes de sucesso, música pop, internet, criando novas manifestações cultuadas por jovens e saudosistas, exemplo clássico disso são os filmes do diretor Quentin Tarantino.
 Além de todos esse elementos, temos que aprender que cultura é a identidade de um povo, grupo ou lugar, não podemos dizer que determinado local não tem cultura por simplesmente não seguir nosso costumes ou tradições, isso infelizmente acontece constantemente, portanto sempre é bom procurar informações sobre o lugar e sua cultura, pois queira ou não, a cultura faz parte de nossa vida de forma direta ou indiretamente.

Grande abraço, até a próxima!


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: PENSE BEM

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Quem lembra do brinquedo acima? Lançado pela Tec Toy em 1988, o Pense Bem era similar a um computador, sendo uma versão licenciada do Smart Start, da empresa Vtech  de Hong Kong, foi o sonho de consumo de muitas crianças brasileiros entre os anos 1980 e 1990, graças a forte campanha de marketing feita na mídia daquela época.
 Sendo misto computador e videogame, o funcionamento do Pense Bem era da seguinte maneira: havia inúmeras embutidas no brinquedo, mais o grande chamariz eram os livros de perguntas, que iam desde temas escolares (Matemática, Geografia, História e etc), passando pro curiosidades e até mesmo o universo dos games da SEGA, onde o jogador podia brincar e adivinhar as respostas certas. Além das atividades de perguntas e respostas, o brinquedo também tinha jogos da memória, música, siga o mestre e adivinhe o número, sendo um dos primeiros "notebooks" feito para as crianças do Brasil.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!! 

domingo, 18 de fevereiro de 2024

POEMA: O ROMANTISMO CONTINUA VIVO


O tempo passou rápido,
Muitas coisas aconteceram,
Entre idas e vindas,
Tropeços e acertos,
O romantismo continua vivo,
Pulsando firme em meu coração,
Não sei quando chegarei,
Mais cedo ou mais tarde,
O amor baterá minha porta,
Dessa vez será definitivo,
Acredito firmemente,
O sol brilha para todos,
Minha vez chegará.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

GRANDE ABRAÇO, BOA SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!


sábado, 17 de fevereiro de 2024

LIVRO/TEA EM PAUTA: AUTISMO AZUL E DE TODAS AS CORES- WILSON CANDIDO BRAGA

 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Publicado pela primeira vez em 2018 pela Editora Paulinas, Autismo: Azul e de Todas as Cores Guia Básico Para pais e Profissionais foi escrito pelo Terapeuta Ocupacional e Especialista em Saúde Mental brasileiro Wilson Candido Braga, é uma obra importante e informativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 Nessa obra, temas como a História do Autismo, suas principais características e os níveis de suporte são abordados como uma linguagem bastante acessível e simples, além de trazer informações importantes sobre o autismo tanto para familiares, profissionais da saúde mental, educação e de outros setores, servindo como um livro introdutório ao tema.
 Obras como essa são de fundamental importância para compreendermos sobre o autismo, existem muitas, tanto livros científicos, educativos e autobiográficos, os quais iremos abordar nessa coluna e na coluna TEA em Pauta, pois também a leitura é um ato de conscientização o qual defendo juntamente com as manifestações culturais e artísticas tanto nesse blog, nas palestras e em postagens em minhas redes sociais.

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!!!
 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

SRS ESPECIAL: PATRIMÔNIOS MUNICIPAIS (PALESTRA 2015)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Durante toda realização de minha pós graduação, realizada entre 2014 e 2015, desde o começo sempre que tive oportunidade, seja em trabalhos acadêmicos, em exemplos durante as aulas ou nas conversas com meus colegas, eu sempre destaquei e defendi a cultura de Santa Rosa do Sul de maneira apaixonada. Vejam abaixo esse vídeo, feito no dia 12 de dezembro de 2015, onde apresento alguns patrimônios culturais de nosso munícipio:


Consistindo em uma apresentação de trabalho na disciplina de Turismo e Patrimônio, ministrado pela professora Sandra Roman, que consistia em falar sobre alguns patrimônios relacionados aos municípios onde vivíamos, logicamente que escolhi Santa Rosa do Sul, os patrimônios que falei nessa apresentação foram: Igreja São Pedro em Peroba, Praça Frei Raimundo Simonetto no Centro, Casa Colonial em Novo Horizonte, Natal Iluminado e sobre a nossa maravilhosa culinária, sendo por coincidência, meu último trabalho apresentado na pós, fechando minha participação bem ao estilo que gosto, com chave de ouro.
 Essa palestra/aula foi filmada há 8 anos atrás, é bem evidente que muitas coisas mudaram de lá pra cá, novos patrimônios surgiram como o Parque Municipal de Eventos e existe uma legislação sobre tombamentos, a qual iremos falar em uma postagem futura, trazendo todos os detalhes, mas algo continua tão forte e convicto: a minha defesa da cultura e História de Santa Rosa do Sul, somente aumentou com o passar do tempo, missão que esse blog e em minhas redes sociais continuarem defendendo ardorosamente. 

Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima!!!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

CINE HISTÓRIA: A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (2012)


 
FICHA TÉCNICA

Título Original: Hugo
Duração: 126 min.
Ano: 2012
Diretor: Martin Scorsese
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Aventura/ Comédia/ Ficção Científica/ Drama Biográfico
Temática: História do Cinema Clássico (1895-1930)

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.. 

COMENTÁRIO

  Filme vencedor cinco Oscars, A Invenção de Hugo Cabret é uma verdeira de declaração de amor ao cinema clássico feita por Martin Scorsese, em forma de uma fábula infantil emocionante e divertida, contando a incrível trajetória de Hugo, um garoto inteligente e talentoso, porém solitário, vivendo escondido no metrô de Paris e acaba conhecendo um senhor misterioso e rabugento chamado Georges que trabalha numa loja de brinquedos.
   Acompanhada de uma simpática garota (neta de Georges) Hugo acaba tendo uma descoberta fabulosa que mudará sua vida completamente: esse senhor é um dos cineastas mais famosos da História, o qual muitos já davam por morto há décadas, Georges Mélies (1861-1938), percussor do uso de efeitos especiais e truques mágicos em filmes, tentando resgatar as antigas glórias e tirar ele da decadência a qual estava vivendo.
   Nessa aventura, o espectador conhece com requintes de detalhe a estória de vida de George Mélies, diretor do filme Viagem a Lua (1905) as técnicas as quais usava, e o porque ele foi a ruína, além é claro de fazer um delicioso passeio pelas obras primas de Mélies e de outros cineastas percussores, através de cenas clássicas de vários filmes, sendo uma verdadeira introdução ao período clássico (1895-1930) da História do Cinema.
   Sendo um filme tributo ao cinema clássico, em A Invenção de Hugo Cabret o que não falta são referências a outras obras cinematográficas e aos clássicos da literatura, outra grande paixão dos personagens principais. As mais visíveis são a do robô de Hugo, uma referência ao filme alemão Metropolis (1927) dirigido por Fritz Lang e ao cenário principal, que remete ao clássico Chegada de um Trem a Estação (1895) dos Irmãos Lumiére, criadores do cinema.
   Mesmo com todas essas referências e homenagens, o filme tem momento divertidíssimos, recheado de grande comicidade, mas também de muita emoção, mostrando que Martin Scorsese optou por uma trama sentimental, comprovando que o cinema é uma arte que provoca emoções nas pessoas e que os personagens do filme tem emoções as quais todos passamos e também vivem a procura de algo que todos nós procuramos: a felicidade.

GRANDE ABRAÇO, BOA SESSÃO, ATÉ A PRÓXIMA!!!!!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: QUARTA-FEIRA DE CINZAS (INFORMATIVO)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Antes de falarmos sobre a Quarta-feira de Cinzas, quero compartilhar um poema que escrevi em 2017 refletindo essa data, confiram abaixo:

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

O silêncio predomina forte na cidade,
O Carnaval finalmente acabou,
Hoje é a tão melancólica Quarta-Feira de Cinzas,
Todos já foram embora para suas casas,
Sobrou apenas confete e serpentina no chão,
Nem parece que ainda ontem reinava a alegria,
Foram dias de muita alegria, festa e bons momentos,
Agora só restou uma grande tristeza, porque tudo que é bom acaba?
Infelizmente é assim a vida, tudo que um dia começa, tem um fim,
Hoje acaba as férias, a rotina volta ao seu normal,
Só restaram lembranças de um tempo bom,
Agora finalmente começou o ano,
Mas logo, quando menos esperarmos, as férias estão aí novamente,
Novamente vem festas, alegria e o Carnaval,
Depois tudo termina, vem a melancolia novamente,
É assim a vida do brasileiro, antes e depois de Quarta-Feira de Cinzas.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

 Sentidos poético e carnavalesco a parte, vamos falar sobre a origem da Quarta-feira de Cinzas. Segundo historiadores, a tradição surgiu ainda nos tempos iniciais do cristianismo, não se sabe ao certo data ou quem criou, mais se consolidou a tradição de impor as cinzas nos fiéis no período medieval. Essas cinzas são feitas dos ramos que foram usados no Domingo de Ramos do ano anterior, simbolizando arrependimento, purificação e da fragilidade humana.
 A Quarta-feira é oficialmente o fim do Carnaval e início da Quaresma, período de quarenta dias que antecedem a Páscoa, além da parte religiosa, a Quarta-Feira de Cinzas também é o início do ano letivo nas escolas brasileiras e retorno da normalidade de vários serviços importantes que estavam de férias entre o final de dezembro até metade/fim de Fevereiro ou começo de Março. 

Grande abraço, até a próxima!!!!!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

TEA EM PAUTA: PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL ARTE DA INCLUSÃO 16/11/2023



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Adoro participar de eventos culturais apresentando minha arte e também poder realizar meu trabalho de conscientização sobre o autismo, fico ainda mais feliz quando posso unir os dois em um só, me sinto mais a vontade para poder realizar esse tipo de evento, como foi o evento a Arte da Inclusão, que aconteceu no dia 16 de Novembro de 2023 na UNESC em Criciúma, abaixo confiram o vídeo da minha apresentação, a qual falei sobre minha trajetória e recitei o meu poema Jeito Diferente de Ser, o qual faz parte do livro Poetize 2024, que será lançado ainda em fevereiro (em breve mais informações)


 O evento foi organizado pelo Coletivo PCD e SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagens), contou com apresentação das APAE's de Sombrio e Içara, de cantores, apresentações de teatro e outras formas de arte, todas apresentados por pessoas das mais variados tipos de deficiência, sendo um evento de troca de experiências, inclusão e a celebração da vida, tendo audiodescrição e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) mostrando que talentos artísticos superam todas as barreiras e conseguem encantar a todos e o quanto é belo quando  todos somos incluídos, agradeço a comissão organizadora pelo convite, com toda certeza estarei participando da edição 2024.

Grande abraço, BOM FERIADO, até a próxima!!!


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: FREEWAY

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Quem já jogou esse game? Feito pela Activision em 1981 para o Atari 2600, Freeway traz as aventuras de uma galinha que tenta atravessar uma rodovia movimentada, evitando ser atropelada pelos carros e caminhões que passam, sendo que a cada fase que passa, aumenta a velocidade e o número de veículos, sendo necessário fazer estratégias para conseguir atravessar a rodovia ilesa.
 Na época que foi feito o protótipo, a idéia original do game era ser de um boneco humano que atravessava a rodovia, e quando era atropelado, parecia uma poça de sangue na rodovia, porém a idéia foi descartada por ser violento demais, o nome do game seria Bloody Human Freeway. Anos depois, esse protótipo foi encontrado e colocado na internet, hoje sendo possível jogar através da emulação.
 Tendo uma idéia similar a de Frogger, Freeway é uma game divertido e simples, que pode ter dois jogadores, os quais podem competir que atravessa mais vezes a rodovia, tornando a jogatina ainda mais eletrizante, um clássico querido e que não pode faltar na biblioteca de fãs de retro game.

Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!


domingo, 11 de fevereiro de 2024

POEMA: ELE TRANSFORMARÁ SUA VIDA



Deixe o amor entrar em sua vida,
Não tenhas medo dele,
Ele transformará sua vida,
Você será muito feliz,
PODE TER CERTEZA!!! 

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, FORTE ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA!!!

sábado, 10 de fevereiro de 2024

LIVRO: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA- JÚLIO VERNE

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Conhecido mundialmente por ser um dos precursores da ficção científica,  escritor francês Júlio Verne (1828-1905) escreveu romances de aventura que exaltavam os progressos científicos e tecnológicos de sua época, prevendo avanços que aconteceriam posteriormente, como o submarino, máquinas voadores, televisão e viagens pelo espaço, podendo ser sentido sua influência nos escritores até os dias de hoje.
 Publicado em 1864, Viagem ao Centro da Terra é um clássico da ficção científica que narra a extraordinária jornada de um grupo de aventureiros que vai até um vulcão na Islândia, buscando fazer um feito histórico: chegar até o centro da Terra, enfrentando inúmeros perigos como homens das cavernas, dinossauros e fenômenos da natureza. 
 Assim como em inúmeras de suas obras, Júlio Verne traz nessa obra inúmeras informações geográficas e científicas que estavam sendo estudadas na época, algumas sendo confirmadas no decorrer do tempo, outras ficando no campo especulativo, oscilando entre o real e o fantasioso, Viagem ao Centro da Terra é uma obra divertida e empolgante, leitura obrigatória para fãs de romances de aventura.

BOA LEITURA, GRANDE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

SRS ESPECIAL: CASA DA CULTURA DE SANTA ROSA DO SUL

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Entre os vários sonhos que tenho e compartilhei aqui no blog nesses 12 anos de existência, o mais recorrente era sobre a criação de um espaço cultura em Santa Rosa do Sul, em especial uma Casa da Cultura, foi tema de incontáveis postagens que realizei, para minha alegria, nosso município nos últimos anos ganhou dois espaços culturais: O Instituto Cultural Rua do Fogo (em breve farei uma postagem especial) e a Casa da Cultura.
 Inaugurada no dia 07 de Julho de 2023, a Casa da Cultura está anexada junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Santa Rosa do Sul, sendo um momento emocionante para todos nós que sonhávamos com esse momento, sendo uma grande conquista para todo povo sul santarosense.
 A Casa da Cultura oferece a população oficinas de dança, teatro e música, computadores para a realização de pesquisas. No mesmo espaço também funciona a Biblioteca Pública Isaura de Freitas Emerim, disponibilizando livros para pesquisa e leitura, além de espaço para exposições, atualmente existe exposições de objetos ligados a História da educação do município e de fotografias, em especialmente a mostra Santa Rosa do Sul: Terra da Polvilhana, de minha autoria.
 No decorrer de 2023, a Casa da Cultura mostrou a população dos resultados das oficinas em eventos culturais dentro e fora de Santa Rosa do Sul, além de ter tido eventos no próprio espaço, nesse ano de 2024, muitas atividades vão acontecer, esse blog estrá fazendo cobertura delas e divulgando para todos vocês.
 Quero finalizar essa postagem, talvez para mim a mais esperada de todas, parabenizando toda a equipe da secretaria de educação, cultura, esporte e turismo pela iniciativa, em especial as professoras Adriane e Márcia Fernanda, que lutaram bravamente para que esse sonho de nós apaixonados por cultura fosse realizado, convido a toda população conhecer esse lindo espaço, que fica na rua Alberto Trajano, número 179, centro de Santa Rosa do Sul, próximo a Igreja Matriz Santa Rosa de Lima. 









Grande abraço, BOM FIM DE SEMANA até a próxima!!!

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CINE HISTÓRIA: BRANCALEONE NAS CRUZADAS (1970)


 

FICHA TÉCNICA


Título Original:  Brancaleone alle Crociate
Duração:  116 min.
Ano: 1970
Diretor:  Mario Monicelli 
País:  Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano/Português
Gênero:  Comédia/ Aventura/ Ação 
Temática: Sátira aos costumes da Idade Média 
   
SINOPSE (Cineplayers) 

O aventureiro Brancaleone e seu exército de trapalhões partem para um outro desafio - a conquista do sepulcro sagrado, porém, todo seu exército é massacrado em um combate. Depois, em seu caminho se unem a ele um anão, uma bruxa maluca, um masoquista que chora copiosamente quando Brancaleone o chuta. Em sua cruzada nosso destemido cavaleiro acaba se envolvendo em um conflito entre dois rivais, o Papa Clemente e o Papa Gregório.

COMENTÁRIO

 Sequência de O Incrível Exército de Brancaleone (1966), clássico do cinema italiano dirigido por Mario Monicelli, Brancaleone nas Cruzadas dá continuidade as aventuras do cavaleiro andante mais atrapalhado da Nórcia, interpretado novamente pelo inesquecível ator italiano Vittorio Gassman, que está engraçado e impagável do início ao fim.
 Ambientado na Idade Média, mais precisamente na época das Cruzadas, esse filme retrata de forma satírica os costumes de cavalaria, as tradições feudais, intrigas palacianas/ clericais, crenças religiosas, o sentido de heroísmo, as hierarquias daquele período e a relação de poder.
 Misturando de forma engraçada comédia e aventura, Brancaleone nas Cruzadas faz referências aos grandes épicos medievais como Dom Quixote, El Cid e O Sétimo Selo, além de parodiar os mesmos, tornando a sátira ainda mais divertida, um grande clássico do cinema europeu dos anos 70.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!! 
  

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

INFORMATIVO ESPECIAL: PROJETO FONTES DA HISTÓRIA (2021-2022)

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 A História é uma ciência/disciplina que estuda as ações do homem no tempo através das fontes históricas (escritas, visuais, sonoras, monumentais, artísticas e muitas outras), de ciências auxiliares (Arqueologia, Geografia, entre outras), dos calendários, mapas e através da cultura deixada por cada povo que passou no decorrer do tempo.
 Buscando ir além daquilo que os livros didáticos, desenvolvi entre os anos de 2021 e 2022 o projeto Fontes da História, com as turmas de sexto a nono ano do Ensino Fundamental II das escolas Antônio Stuart (Sombrio), Ana Regis Arantes (Santa Rosa do Sul) e Alzira Ramos de Souza (Santa Rosa do Sul), usando das fontes históricas, tendo como objetivos: mostrar o trabalho do historiador, dar vida aos temas abordados e mostrar que a cultura e História estão mais próximos de nossa vida cotidiana.
 Durante o desenvolvimento desse projeto, trabalhei usando obras de artes como a Monalisa de Leonardo da Vinci, fotografias antigas, simulação de escavação arqueológica, músicas históricas, apresentação de objetos antigos, documentos e trecho de filmes antigos (filmes de Charlie Chaplin), além de apresentar as fotos de minha autoria e textos relacionados a cultura regional.
 As atividades realizadas durante projeto eram realizadas da seguinte forma: primeiro momento era conteúdo do livro didático (leitura do texto e realização das atividades ali presente), que poderia durar uma ou duas aulas, no segundo momento realizava a intervenção do projeto em uma aula seguido de uma atividade de fixação, terceiro momento, realização de uma prova, levando duas aulas.
 Os resultados da realização do projeto foram muito bem sucedidas, percebi que servia de complemento para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados, mostrando que a História está mais viva e presente do que imaginamos, mesmo eu não estando mais lecionando, recomendo a todos os professores de História e de outras disciplinas irem além do conteúdo, isso ajuda demais e é um recurso complementar eficiente ao lecionar.

Grande abraço, até a próxima!!!!!


terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

SESSÃO NOSTALGIA: FUTEBOL DE BOTÃO


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem jogou futebol de botão?

 Brinquedo surgido na década de 1930, criado pelo artista plástico brasileiro Geraldo Cardoso Décourt (1911-1988),  o Futebol de Botão fez a parte da infância de muitos brasileiros. A primeira versão, os botões eram feitas de madeira, posteriormente chegou as versões em plástico, tal qual existem até hoje, o "campo" sempre foi feito numa tábua com o desenhos simulando um campo de futebol. No dia 14 de Fevereiro é o Dia Nacional do Botonista, data que faz referência ao nascimento do criador do Futebol de Botão.  
 O jogo simula uma partida de futebol, cada partida dura aproximadamente 20 minutos, sendo dois tempos de dez minutos, podendo variar conforme campeonatos ou com as pessoas que estão brincando, quem tem a posse da bola, tem direito a 12 passos, caso ultrapasse e não faça gol, como punição, o adversário terá um tiro direto livre do local onde a bola estiver parada.
 Houveram várias versões do Futebol de Botão no Brasil entre os anos 60, 70, 80 e 90, tendo os principais clubes brasileiros, tendo versões mais profissionais e outras mais simples, ambas eram sonho de consumo da garotada que levam para a brincadeira uma das maiores paixões dos brasileiros, o futebol.

Grande abraço, até a próxima!!!!! 




segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

TEA EM PAUTA: MURAL SOBRE AUTISMO BALNEÁRIO GAIVOTA

 


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 O trabalho de conscientização ao autismo é bastante amplo, no Brasil existente milhares de pessoas que lutam incessantemente pelos direitos dos autistas, grande maioria familiares atípicos, pessoas ligados a área da saúde mental, simpatizantes ligados aos três poderes (Legislativo, Judiciário e Legislativo), trabalhadores da educação e artistas, que se unem em movimentos em todo país, buscando melhor qualidade e que os autistas tenham seus direitos respeitados.
 Como vocês viram na postagem da semana passada aqui na coluna, sou um ativista que luta pela conscientização do autismo através de palestras e de minhas produções culturais, estou junto há milhares de pessoas em todo Brasil, lutando e pedindo empatia, respeito e  oportunidades para que os autistas e seus familiares possam ter dignidade, salvaguarda e uma vida feliz, sem julgamentos e sem descriminação.
 Uma das coisas que deixa nós autistas e nossas famílias felizes é ver o apoio da sociedade, passei por essa experiência ao visitar a avenida Beira-Mar no município de Balneário Gaivota algumas semanas atrás ao ver um mural feito pela comunidade gaivotense sobre o autismo, com desenhos e frases de conscientização, pedindo respeito e empatia, além de dizer que o autismo não é doença, mas sim um jeito diferente de enxergar o mundo.
 Quero parabenizar a todos responsáveis pela criação desse mural, seja pela idéia de fazer, desenhar e executar esse lindo trabalho, todos estão de parabéns, em nome de toda comunidade autista do extremo sul catarinense, MUITO OBRIGADO PELO APOIO, iniciativas como essa são louváveis, conscientizar através da arte é tocar diretamente no coração das pessoas. Confiram abaixo um vídeo sobre esse mural:




Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!!!!!

domingo, 4 de fevereiro de 2024

POEMA: FICA A DICA



 Quer ser realmente feliz?
Compartilhe apenas com as pessoas que você ama e confia,
Não deixe que pessoas invejosas e maldosas saibam,
Evite compartilhar muitos detalhes em redes sociais,
Assim, tua felicidade será duradora,
Fica a dica e seja feliz.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

BOA SEMANA, forte abraço, até a próxima!!!!

sábado, 3 de fevereiro de 2024

LIVRO: A ILHA DO DOUTOR MOREAU- H. G. WELLS


 

Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Hebert George Wells (1866-1946) é um dos grandes expoentes da ficção científica a partir da segunda metade do século XIX, mesclando com terror, aventura e fantasia, suas obras como O Homem Invisível, A Guerra dos Mundo e A Máquina do Tempo são influenciadoras de inúmeros escritores e foram adaptadas incontáveis vezes para o cinema, tornando H. G. Wells é uma figura da cultura pop.
 Publicada em 1896, A Ilha do Doutor Moreau é uma das obras mais sombrias e perturbadoras de H. G. Wells, mesclando aventura com ficção científica e terror, o livro narra a assustadora estória de Moreau, um doutor que faz terríveis experiências com animais, buscando transformar eles em humanos, porém resultando em criaturas monstruosas.
 Lançado em uma época que os estudos genéticos estavam dando seus primeiros passos, A Ilha do Doutor Moreau aborda temas como evolucionismo, ética científica, preceitos religiosos e conceitos científicos do final do século XIX, uma obra forte e atemporal, leitura importante para fãs de livros de ficção científica e terror.

Grande abraço, BOA LEITURA, BOM FIM DE SEMANA, ATÉ A PRÓXIMA!!!!!