FICHA TÉCNICA
Título Original: Stalag 17
Duração: 120 min.
Ano: 1953
Diretor: Billy Wilder
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês, Alemão e Português
Gênero: Guerra/ Suspense/ Drama histórico/ Comédia
Temática: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
SINOPSE (Fonte: Wikipedia)
O filme começa na semana antes do Natal de 1944, num campo de prisioneiros aliados sediado em algum lugar ao longo do rio Danúbio. Manfredi e Johnson tentam escapar por um túnel, mas são descobertos e mortos. Seus companheiros começam a suspeitar que há um informante entre eles. O prisioneiro Sefton é quem mais causa desconfiança por sua atitude cínica perante a guerra, sempre buscando lucrar através de negociações com os carcereiros nazistas ou promovendo eventos entre os companheiros que envolvem jogatinas e farras. A situação vai ficando perigosa e Sefton percebe que a única forma de escapar da morte é descobrir quem é o verdadeiro espião.
COMENTÁRIO
Grande filme dirigido por Billy Wilder, Inferno nº 17 é adaptação de uma peça de teatro escrita por Donald Bevan e Edmund Trzcinski, que também fazem participação especial na película, sendo estrelado por Willian Holden, que venceu o Oscar de melhor ator por sua atuação nessa obra, trazendo um personagem cínico, engraçado e ao mesmo tempo comum grande senso de justiça.
Baseado em experiências reais vividas pelos autores da peça durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Inferno nº 17 retrata a vida dentro de um campo de prisioneiros organizado pelos nazistas, a violência como os presos eram tratados, o suborno de alguns para ter regalias dentro da prisão, planos e tentativas secretas de fuga, os perigos de serem descobertos e mortos pelos oficiais alemães, além de um clima conspiratório constante espionagem entre os prisioneiros.
Filmado em preto & branco, o filme recria com muita fidelidade um campo de prisioneiros na Alemanha nazista, misturando no enredo um suspense eletrizante, com doses de ação e muito humor, feito quase uma década depois do término do conflito, Inferno nº 17 continua divertido e eletrizante, um clássico com a assinatura do mestre Billy Wilder.
Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário