Olá caros leitores, tudo bem com vocês? Quem jogou futebol de botão?
Brinquedo surgido na década de 1930, criado pelo artista plástico brasileiro Geraldo Cardoso Décourt (1911-1988), o Futebol de Botão fez a parte da infância de muitos brasileiros. A primeira versão, os botões eram feitas de madeira, posteriormente chegou as versões em plástico, tal qual existem até hoje, o "campo" sempre foi feito numa tábua com o desenhos simulando um campo de futebol. No dia 14 de Fevereiro é o Dia Nacional do Botonista, data que faz referência ao nascimento do criador do Futebol de Botão.
O jogo simula uma partida de futebol, cada partida dura aproximadamente 20 minutos, sendo dois tempos de dez minutos, podendo variar conforme campeonatos ou com as pessoas que estão brincando, quem tem a posse da bola, tem direito a 12 passos, caso ultrapasse e não faça gol, como punição, o adversário terá um tiro direto livre do local onde a bola estiver parada.
Houveram várias versões do Futebol de Botão no Brasil entre os anos 60, 70, 80 e 90, tendo os principais clubes brasileiros, tendo versões mais profissionais e outras mais simples, ambas eram sonho de consumo da garotada que levam para a brincadeira uma das maiores paixões dos brasileiros, o futebol.
Grande abraço, até a próxima!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário