quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CINE HISTÓRIA: BRANCALEONE NAS CRUZADAS (1970)


 

FICHA TÉCNICA


Título Original:  Brancaleone alle Crociate
Duração:  116 min.
Ano: 1970
Diretor:  Mario Monicelli 
País:  Itália
Idiomas disponíveis e legendas: Italiano/Português
Gênero:  Comédia/ Aventura/ Ação 
Temática: Sátira aos costumes da Idade Média 
   
SINOPSE (Cineplayers) 

O aventureiro Brancaleone e seu exército de trapalhões partem para um outro desafio - a conquista do sepulcro sagrado, porém, todo seu exército é massacrado em um combate. Depois, em seu caminho se unem a ele um anão, uma bruxa maluca, um masoquista que chora copiosamente quando Brancaleone o chuta. Em sua cruzada nosso destemido cavaleiro acaba se envolvendo em um conflito entre dois rivais, o Papa Clemente e o Papa Gregório.

COMENTÁRIO

 Sequência de O Incrível Exército de Brancaleone (1966), clássico do cinema italiano dirigido por Mario Monicelli, Brancaleone nas Cruzadas dá continuidade as aventuras do cavaleiro andante mais atrapalhado da Nórcia, interpretado novamente pelo inesquecível ator italiano Vittorio Gassman, que está engraçado e impagável do início ao fim.
 Ambientado na Idade Média, mais precisamente na época das Cruzadas, esse filme retrata de forma satírica os costumes de cavalaria, as tradições feudais, intrigas palacianas/ clericais, crenças religiosas, o sentido de heroísmo, as hierarquias daquele período e a relação de poder.
 Misturando de forma engraçada comédia e aventura, Brancaleone nas Cruzadas faz referências aos grandes épicos medievais como Dom Quixote, El Cid e O Sétimo Selo, além de parodiar os mesmos, tornando a sátira ainda mais divertida, um grande clássico do cinema europeu dos anos 70.

Grande abraço, BOA SESSÃO, até a próxima!!!! 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário