segunda-feira, 14 de março de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: ZÉ RAMALHO- PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

  Zé Ramalho é um dos cantores mais prestigiados da MPB, começou a sua carreira em meados dos anos 70, sempre fazendo sucesso, tanto pela sua voz poderosa como pelas suas canções, que misturam temas político-sociais, cultura nordestina, mitologia, quadrinhos, psicodelia e misticismo com a musicalidade dos ritmos nordestinos, Rock'N'Roll, Blues e Folk Music.
 Lançada em 2000, Para Não Dizer Que Não Falei das Flores (também conhecida como Caminhando) faz parte do álbum Nação Nordestina, o qual o cantor homenageada a música e os artistas do Nordeste brasileiro, sendo que essa canção é de autoria de Geraldo Vandré, um dos maiores artistas da MPB da década de 1960.
 Feita no período de intensa repressão, Caminhando faz uma dura crítica a política do Regime Militar e do Exército Brasileiro, a qual deixou os militares na época enfurecidos, ocasionando na censura dela e na prisão de Geraldo Vandré, mesmo assim ela não foi jamais esquecida pelos brasileiros.
 Essa versão feita por Zé Ramalho retrata bem o clima de opressão daquela época, abusando dos efeitos sonoros, transformando a música quase numa obra cinematográfica, sendo sem dúvida uma das melhores versões feitas dessa canção, mais próxima da original.  Prestem bastante atenção na letra e nas imagens, dá para ter um entendimento rápido e preciso do período do Regime Militar no Brasil só ouvindo essa canção:


Grande abraço, BOA SEMANA, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário