quarta-feira, 16 de março de 2016

CINE HISTÓRIA: A ODISSEIA (1997)


FICHA TÉCNICA

Título OriginalThe Odissey 
Duração: 165 min.
Ano: 1997
Diretor:  Andrei Konchalovsky
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Épico/Aventura/ Guerra/ Fantasia
Temática: Mitologia Grega/ Grécia Antiga

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Após dez anos, a Guerra de Tróia chega ao fim e o herói Odysseus (Armand Assante) faz uma viagem de volta para casa. Ele enfrenta criaturas mitológicas, deuses e outros inimigos poderosos. Essa adaptação do poema épico de Homero revela a força e bravura do herói e a sua luta para voltar ao lar, onde é aguardado pela amada Penélope (Greta Scacchi).

COMENTÁRIO

Baseada na obra homônima de Homero, um dos maiores clássicos da literatura universal, esse filme  feito para a televisão, retrata diversos aspectos importantes sobre o universo mitológico criado pelos gregos, com elenco estrelar e efeitos especiais convincentes.
Mesmo sendo uma obra de aventura fantástica, cheia de clichês, bem típico do cinema hollywoodiano, o espectador pode ver nessa obra por vários vieses, como os costumes dos antigos gregos, os ritos religiosos, a agricultura, a crença nos deuses, como era a vida política na polis, a forma que os gregos viam o mundo, e muitos outros.
A Guerra de Tróia, considerado um dos conflitos mais longos e sangrentos da Antiguidade, é retratada de forma breve, mas bem didática, aonde pode ser observado os costumes militares dos gregos, os tipos de embarcações usadas por Odisseu e seus companheiros, as artimanhas que levaram os gregos a venceram os troianos, inclusive o famoso cavalo de madeira.
Odisseu, personagem central da trama, representa a eterna luta entre o bem e o mal, que não deixa de acreditar em seus objetivos, chegar a sua terra natal, Itaca, para reencontrar sua esposa e filho, mesmo tendo que enfrenta a fúria da natureza, naufrágios, criaturas monstruosas, inimigos humanos e outros obstáculos que os deuses colocam no seu caminho, evitando que ele chegue ao destino.
A aparição de diversos deuses (Atena, Éolo  Poseidon, Hermes), monstros, bruxas e outras criaturas no decorrer do filme fazem um verdadeiro tributo a mitologia grega. O espectador pode também perceber a influência desses mitos na atualidade em diversas outras obras literárias e cinematográficas, como O Senhor dos Anéis, vendo a importância da mitologia grega na cultura universal.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO FILME

 Grande abraço, BOA SESSÃO até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário