Você já leu uma tirinha da Mafalda em algum jornal ou na internet? Ela é uma das personagens mais conhecidas na América Latina e na Europa, tendo inúmeros gibis, livros e tiras publicadas em jornais, inclusive no Brasil.
Criado em 1964 pelo cartunista argentino Quino, Mafalda é uma menina de seis anos, que tem uma visão muito aguçada sobre a vida, política e sobre o mundo ao seu redor, sendo uma criança bastante preocupada com as questões humanitárias, além de ser a favor da paz mundial, refletindo bastante os acontecimentos históricos de sua época.
Tendo pano de fundo político-social, muitos personagens que convivem com Mafalda representam a sociedade latino-americana, sendo uma forte crítica ao conservadorismo, a economia desumana, a política autoritária dos regimes militares, a guerra, a ausência da liberdade de expressão, ao egocentrismo e a muitos outros males, transformando Mafalda uma personagem politizada, inclusive foi símbolo de campanhas pelos direitos das crianças, organizada pela ONU.
Mesmo com toda a popularidade alcançada, Quino decidiu parar oficialmente de publicar historias inéditas da Mafalda em 1973, mas escreve esporadicamente novas tirinhas ou publicamente as antigas em novas reedições, fazendo que o personagem não caia no esquecimento do público, sendo bastante lembrada especialmente no seu país de origem, a Argentina, tendo inclusive uma praça em Buenos Aires homenageando Mafalda.
Completados 50 anos, Mafalda continua tão popular na América Latina como no passado, suas sátiras continuam atualíssimas, sempre divertidas e bem reflexivas, com toda certeza jamais será esquecida por fãs de historias em quadrinhos.
Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário