terça-feira, 22 de março de 2016

CINE HISTÓRIA: IMORTAIS (2012)




FICHA TÉCNICA

Título: Immortals
Ano: 2011
Duração: 1h.50min
Direção: Tarsem Singh
País:  Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês/Português
Gênero: Épico, Aventura, Fantasia, Ação.
Tema: Mitologia Grega

SINOPSE

Grécia, 1228 A.C. O rei Hiperion (Mickey Rourke) está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma que pode matar até mesmo deuses. Para encontrá-lo ele conduz seu exército a todos os vilarejos, deixando um rastro de destruição. Theseus (Henry Cavill) vive tranquilamente em uma pequena vila encravada na montanha, ao lado da mãe e de um senhor (John Hurt) que é seu tutor desde quando era criança. O que Theseus não sabia era que o velho na verdade era Zeus (Luke Evans), o rei dos deuses, que vinha à Terra sob a forma humana por acreditar em seu potencial. Quando as tropas de Hiperion chegam à vila elas matam a mãe de Theseus e o capturam. No cativeiro ele está entregue à morte, mas recebe apoio de Phaedra (Freida Pinto), uma vidente que também está presa e teve uma visão em que Theseus emçunha o cobiçado arco de Épiro.

COMENTÁRIO

  Esse filme que recria de modo espetacular o mundo mitológico da Grécia Antiga, seus deuses, heróis, monstros e mitos, seguindo a mesma linha de produções recentes como 300 Fúria de Titãs, com muita ação, aventura, efeitos especiais de tirar o fôlego.
   Imortais faz uma releitura muito interessante do famoso mito de Teseu e o labirinto do Minotauro, da guerra entre os deuses e os titãs e também sobre os deuses gregos, tudo numa linguagem bem atual, recheado com um elenco de atores com corpos esculturais e recheado de muita computação gráfica de alta qualidade, tornando esse filme um belíssimo espetáculo visual.
   Saindo daquela leitura homérica dos mitos gregos, em Imortais os deuses não se intrometem nos problemas dos mortais, inclusive nas guerras, mas quando os titãs, famosos inimigos dos deuses do Olimpo, são libertados pela ganância de um conquistador, eles decidem ajudar os humanos, e lutam lado a lado, um salvando a pele do outro. Também a rivalidade entre as cidades-estados gregas é retratada, só que porém de forma indireta.
     Apesar de ser um filme rico em referências e de informações históricas e mitológicas sobre a Grécia Antiga, há muita violência extremada, sensualidade e algumas piadinhas sem sentido, assim como aconteceu com 300, mas nada disso estraga o enredo e a proposta do filme de trazer os antigos mitos gregos para a linguagem contemporânea, assemelhando muita aos das histórias em quadrinhos.
       Também vale salientar que temas como coragem, respeito, amizade, senso de liderança, liberdade, amor e questões éticas, bem típicos de todas mitologias existentes, são ressaltados constantemente no decorrer do filme, mesmo com o predomínio de cenas de batalha muito bem elaboradas, conseguem se sobressair bem, dando mais brilhantismo a obra.
         Como todos sabem, a mitologia grega é uma das que mais influenciam a cultura ocidental, sendo modelo para praticamente todos tipos de arte, inclusive para o cinema, a qual existe inúmeras produções sobre esse tema, comprovando que as estórias, heróis, deuses e seres míticos vindos da Grécia Antiga vão ser sempre atuais, como foi mostrado em Imortais, sendo essa a principal mensagem do filme.



Um grande abraço a todos, bom filme, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário