sexta-feira, 11 de março de 2016

SRS ESPECIAL: LIVROS QUE CONTAM A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Mesmo tendo apenas 28 anos de emancipação política e sendo um município pequeno, como já foi falado aqui no blog inúmeras vezes, a trajetória de Santa Rosa do Sul começou muito antes, quando chegaram os primeiros habitantes de fato dessa terra, os índios carijós, assim iniciando sua História, que chega até os dias de hoje.
 Na questão historiografia, Santa Rosa do Sul ainda tem poucos livros significativos sobre sua História, sendo que a grande maioria são monografias escritas por estudantes que residem no munícipio, pequenas citações em livros sobre a história dos municípios catarinenses e um pequeno histórico feito pela Prefeitura Municipal, o qual é usado em sites, nas listas telefônicas e folders turísticos que falam sobre o município.
 Nas três semanas em que eu estava contando a História do município aqui no blog ano passado, usei dois livros muito importantes, os quais tem importância histórica relevante para a historiografia sul santarosense. Vamos agora conhecer um pouco dessas duas obras.


 Publicado pela primeira vez em 1948, pelo padre Raulino Reitz (irmão do padre João Reitz), o livro Paróquia de Sombrio foi a primeira obra a contar um pouco da História do local onde é hoje o município de Santa Rosa do sul, contando desde o famoso episódio ocorrido no Morro das Mortes até a data da publicação do livro (década de 40), quando ainda era uma pequena vila.
 Além disso, o livro fala de forma entusiasta e interessante sobre todas as comunidades da região de Sombrio, a evolução histórico de cada uma, sobre aspectos culturais, geográficos, econômicos e sociais, apesar de ter uma linguagem bastante conservadora, sempre dando ênfase a presença do catolicismo, e criticando fortemente outras crenças religiosas presentes nessa região.    


 Publicado em 2012, pelo jornalista e escritor sombriense Rolando Christian Sant'Helena Coelho, Santa Rosa do Sul Raízes é o primeiro livro totalmente focado na História do munícipio, usando de relatos históricos, fotos, entrevistas e dados importantes, com uma linguagem de fácil entendimento, contando desde os primeiros tempos até os dias de hoje. Muito das informações atuais do município, Raízes é o livro que mais uso para pesquisar e recomendo para aquelas pessoas que querem ter um contato inicial com a História de Santa Rosa do Sul.
  Mesmo tendo dois livros que falam sobre nossa História, Santa Rosa do Sul tem muitos aspectos que precisam ser abordados mais profundamente pela historiografia, ou seja, estamos apenas começando a engatinhar nesse ramo e como diria um professor que eu tive na sétima série, A HISTÓRIA TEM COMEÇO MAS NUNCA TEM FIM.

Um grande abraço, BOM FIM DE SEMANA, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário