quarta-feira, 2 de março de 2016

CINE HISTORIA: 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)




FICHA TÉCNICA

Título Original: 2001: A Space Odyssey
Duração: 142 min.
Ano: 1968
Diretor: Stanley Kubrick
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Ficção Científica/ Aventura/ Épico
Temática: Corrida Espacial/ Guerra Fria/ Relação Homem versus Máquina/ Comunicação.

SINOPSE (Fonte: Adoro Cinema)

 Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

COMENTÁRIO


  Contando a trajetória da humanidade na pré-história na Terra até um futuro próximo no espaço, 2001 é um grandioso espetáculo cinematográfico encantador, realizado por Stanley Kubrick, baseado no livro de ficção científica escrito por Arthur C. Clarke, que também foi roteirista desse clássico do cinema.
   Produzido em meio a Corrida Espacial e a Guerra Fria, esse filme tem uma estrutura que lembra os antigos filmes épicos, tendo abertura, intervalo e encerramento, e ser dividido em atos, como fosse uma grande ópera, tornando ainda mais grandioso.
 Na abertura do filme, Kubrick nos leva a pré-história, nos apresentado os nossos ancestrais, como eles viviam, os perigos que enfrentavam, e como ele deixou de ser vítima de outros hominídeos e da natureza, para ser transformador dela, e milhares de anos depois, conquistar o espaço, criando super computadores e seres de inteligência artificial.
   Em vários momentos do filme, além do alinhamento dos planetas, surge um misterioso monólito que parece monitorar os passos do homem no universo, sempre trazendo novos enigmas sobre o destino da humanidade e sobre uma possível presença de seres inteligentes em outros planetas do sistema solar, que sempre estão ajudando nos estágios evolutivos humanos.
 Como toda boa obra de ficção científica, 2001 profetizou inúmeras inovações tecnológicas, como os computadores dotados com inteligência artificial, a vídeo-conversa, que se assemelha muito ao atual MSN, que seriam concretizado décadas depois. Além disso, a chegada do homem a Lua aconteceu de fato um ano depois da produção do filme ser concretizado, também a união de Estados Unidos e Rússia em projetos científicos, que na época eram rivais, dão um tom profético ainda maior do que iria acontecer futuramente
   O computador HAL 9000, personagem dublado por Douglas Rain, é uma máquina dotada de inteligência artificial, que de ínicio se mostra ser carismática e esperta, acaba se tornando diabólica e assassina, ao saber que será desligada, achando-se injusto, pois ela acredita ser muito mais inteligente que os seres humanos, quase um Deus. Com esse personagem, Kubrick quer nos mostrar o velho conflito entre homem e a máquina, fazendo uma poderosa crítica a tecnologização exagerada, mas ao mesmo tempo faz um elogio as inovações tecnológicas.
 Questões existências humanas como vida, morte, passado e futuro são apresentados no decorrer da obra, inclusive nas cenas finais, aonde todo enigma por trás do filme se revela com força, mas não totalmente, pois a existência da humanidade é um mistério infinito.
 Além de um belíssimo espetáculo visual, com efeitos visuais espetaculares, vencedores do Oscar, a trilha sonora é outro show a parte, que mistura trechos de música clássica (Danúbio azul Assim Falou Zaratustra de Strauss), corais experimentais e orquestrais espaciais, dando um ar de mistério e beleza a cada trecho do filme, tornando-o de fato numa ópera.
   Há muitas questões que podem ser trabalhadas e discutidas dentro desse filme, por isso vou deixar um link aqui de um site que tem vídeos (tem versão em diversos idiomas, inclusive português) que explicam com uma riqueza de detalhes impressionantes do filme, que muitas vezes passam despercebidos, mas aviso de antemão: o melhor é assistir ao filme antes, para não estragar a surpressa, fica aí o link: http://www.kubrick2001.com/ boa viagem. Somente Stanley Kubrick para nos fazer sonhar e nos fazer ficar admirados com todos os mistérios do universo.


Um grande abraço, bom filme, tudo de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário