domingo, 27 de março de 2016

ESPECIAL DE PÁSCOA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

 Para as pessoas que professam religiões de origem cristã, as datas comemorativas cheias de rituais de grande beleza e emotividade, além de terem muitos simbolismos, variando de lugar para lugar, de cultura para cultura mas sempre presentes, fazendo cada data ser única, mesmo com a passagem do tempo e dos costumes, continua muito vivas, seja no Natal ou Corpus Christi,sendo consideradas feriados.
 Como todas as datas do cristianismo, a Páscoa  também é um período bastante importante e riquíssima em simbologia, manifestada na liturgia das cerimônias religiosas, tendo inclusive um período de quarenta dias de preparação, chamado de Quaresma, indo da Quarta-Feiras de Cinzas até o Domingo de Ramos, o qual exige a penitência, a reflexão e da caridade, predominando a cor roxa e textos bíblicos que revelam a paixão, morte e, principalmente, a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, motivo maior dessa festa.
 Além da questão cerimonial, culturalmente a Páscoa traz símbolos bastante fortes, os quais estão também associados ao cristianismo (é impossível desassociar a parte religiosa em datas comemorativas tão importantes como a Páscoa ou o Natal), sendo muito usado pelo comércio, televisão, cinema, música e na literatura, estou falando logicamente do Coelho da Páscoa, figura muito querida entre as crianças. Um exemplo disso é a animação Coelhos Engraçadinhos feita pela Disney na década de 1930, que traz toda a questão do Coelho da Páscoa de forma bem engraçada  e mitológica do personagem, sendo um desenho bastante nostálgico, digno da coluna Retrô, confiram abaixo essa animação maravilhosa:



 Tendo uma origem bastante antiga, o coelho tem várias simbologias, por exemplo para os egípcios representava a vida nova, ressurreição e o nascimento, para outros povos da Antiguidade representava a Lua, a fertilidade (fato desse animal ter grandes ninhadas e se proliferar rapidamente), isso foi associado aos antigos hebreus, e posteriormente aos cristãos, que por sua vez usa o coelho para simbolizar a rápida proliferação do cristianismo após a morte de Jesus Cristo, a vida nova com a ressurreição de Cristo e a Lua, a qual determina a data que será realizada a Páscoa em cada ano. Essa tradição do coelhinho foi trazida no Brasil principalmente pelos imigrantes alemães nos séculos XVII e XIII.
 Vindo juntamente com o Coelho da Páscoa, outro símbolo muito presente na Páscoa são os ovos, que tem origem lendária, o qual segundo a tradição, uma mulher decidiu dar de presentes ovos coloridos para seus filhos, escondendo esses ovinhos, sendo que as crianças tinham que fazer uma busca para encontrar esses ovos. Quando descobriram os ovos, coincidentemente, um coelho passou no celeiro onde estavam os ovos, e as crianças acreditaram que foi o coelho que colocou os ovos.
 Como é de se imaginar, dessa pequena lenda originou a brincadeira da caça aos ovos de Páscoa, a qual permanece viva em muitas culturas no mundo, inclusive no Brasil, e a associação do coelho com os ovos. Dependendo do povo e da região, os ovos de Páscoa podem ser de galinha, de massa de trigo e principalmente de chocolate (associado por algumas pessoas a energia e vigor do cristão), esse último sendo bastante popular. Também existente ovos de Páscoa decorativos feito de prata, mármore e muitos outros, mas sendo comestível ou não, a representação deles é a mesma: a ressurreição de Cristo. 
 Tanto o coelho como o ovo são símbolos culturais e religiosos da Páscoa, assim como a cruz (representa o sacrifício de Cristo para salvar a humanidade com sua morte e ressurreição), as velas, as encenações e os ramos, que fazem parte de toda a simbologia pascal, tem uma importância fundamental dentro da festa, pois ela representam as idéias principais da Páscoa: renovação de vida, a propagação de um mundo melhor, o fim de um mundo trevoso e o início de uma humanidade cheia de paz, alegria e esperança. Para encerrar esse especial, um poema:

FELIZ PÁSCOA 

Páscoa é a vitória da vida,
Ser caridoso com as pessoas que sofrem,
Lutar contra a opressão,
Respeitar o próximo e ser humilde,
Não tremer diante das trevas, pois sempre a luz aparecerá,
Sepultar aquilo que faz mal a você,
Ressurgir das cinzas, uma nova pessoa,
Anunciar que o bem venceu o mal,
Quero desejar a você, FELIZ PÁSCOA,
Que a luz do Cristo vivo ilumine tua vida.

Autor: Andrio Cardoso Pereira

Um bom fim de semana, FELIZ PÁSCOA,  até a próxima, grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário